Lula desembarca em Portugal e prevê pelo menos 13 acordos com país europeu

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, será uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e na Espanha.

Presidente Lula e Janja viajam a Portugal; Alckmin assume presidência interinamente | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou, nesta sexta-feira (21), em Lisboa, onde planeja uma série de ações em busca de acordos, numa retomada das relações com a Europa. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, será uma agenda de seis dias de encontros em Portugal e na Espanha. 

"Desembarquei agora em Lisboa. Teremos uma agenda de governo entre nossos países esse fim de semana, com a previsão de assinatura de pelo menos 13 acordos", comunicou o presidente em seu perfil no Twitter. 

O presidente brasileiro será recepcionado pelo presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, em cerimônia de boas-vindas, neste sábado (22), quando também deve depositar flores no túmulo do poeta Luís de Camões, no Mosteiro dos Jerônimos, em Belém. 

Na programação, Lula almoçará com o primeiro-ministro português, António Costa, e participará da reunião da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, cúpula bilateral retomada após sete anos. Os dois governos assinarão pelo menos 13 documentos, entre os quais, um acordo para equivalência de diplomas nos níveis fundamental e médio e outro para reconhecer carteiras de motorista.

No domingo (23), não há previsão de compromissos oficiais. Já na segunda (24), está agendada viagem à cidade de Matosinhos, na região do Porto, para abertura do Fórum de Negócios Portugal-Brasil. Lula pode fazer a viagem em um KC-390, cargueiro militar fabricado pela Embraer, a fim de incentivar a venda das aeronaves. Retorna a Lisboa para a entrega do prêmio Camões a Chico Buarque.

Na terça-feira (25), o presidente será homenageado em uma sessão solene da Assembleia da República Portuguesa.

Agenda na Espanha

Ainda na terça (25), Lula terá agenda em Madrid, onde vai participar de um fórum empresarial. O último compromisso da viagem será na quarta-feira (26), quando o presidente deve ter uma reunião com o primeiro-ministro do país, Pedro Sánchez, seguida de uma cerimônia de assinatura de acordos. Na agenda na Espanha, há, ainda, a possibilidade de um encontro com o rei espanhol, Felipe VI.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES