Lula e Biden vão se reencontrar em fórum em meio a tensão diplomática

China e Rússia também participam do fórum, que é composto pelas 26 maiores economias do mundo. Evento está marcado para esta quinta-feira (20)

Joe Biden e Luiz Inácio Lula da Silva, caminham juntos ao longo da colunata do Rose Garden na Casa Branca, em Washington | Reprodução/Reuters
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden participarão juntos do Fórum das Grandes Economias sobre Clima e Energia (MEF), nesta quinta-feira (20). 

O evento online reúne os líderes das 26 maiores economias do mundo, incluindo China e Rússia, para discutir mudanças climáticas. 

O encontro acontece em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, iniciada durante a viagem de Lula à China e aos Emirados Árabes Unidos, quando o presidente brasileiro fez declarações críticas à dependência do dólar nas transações comerciais e acusou os EUA e a União Europeia de não trabalharem para o fim da guerra na Ucrânia. 

Assessores de Lula veem a cúpula como uma oportunidade para amenizar as tensões e reafirmar a equidistância nas disputas entre Ocidente e Oriente.

Leia Mais

O chanceler brasileiro, Mauro Vieira,  não concorda com as alegações de Washington e lembrou que o Brasil assinou a resolução na ONU que condena a invasão russa ao território ucraniano. Já o assessor especial para Assuntos Internacionais, Celso Amorim, disse que o governo americano está exagerando.

Na terça-feira (18), a porta-voz da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, disse que o governo brasileiro não está dizendo a verdade quando afirma que os Estados Unidos e a União Europeia estão colaborando para a continuidade do conflito. Ainda assim, ela disse estar confiante na força da relação entre Estados Unidos e Brasil.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES