Lula e Macron planejam construir submarino movido a energia nuclear

A parceria entre Brasil e França, conhecida como Programa ProSub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), teve início em 2008.

Lula em visita ao Complexo Naval de Itaguaí em março, no RJ | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em um encontro histórico, o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o presidente francês, Emmanuel Macron, discutirão a possibilidade de uma parceria para a construção de um submarino movido a energia nuclear. O assunto será um dos principais temas abordados durante um almoço de trabalho entre os líderes e ministros de ambos os países, agendado para a próxima sexta-feira, em Paris.

A confirmação da participação de dois ministros do governo Lula no almoço reforça a importância desse encontro, sendo eles: José Múcio, ministro da Defesa, já está em Paris; e Alexandre Silveira, ministro de Minas e Energia, está a caminho da capital francesa.

Leia Mais

Silveira partiu no início da noite desta quarta-feira rumo à França. Além do almoço de trabalho, ele terá reuniões bilaterais para discutir questões relacionadas à segurança energética e à transição energética.

Enquanto isso, José Múcio já se encontra na França. A capital está sediando a principal feira aeronáutica da Europa, a Paris Air Show, e representantes da indústria de defesa brasileira, incluindo o CEO da Embraer Defesa, João Bosco Costa, já estão presentes no evento.

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, também está a caminho do encontro presidencial. Ele está no mesmo voo que Silveira e seu foco será explorar possíveis parcerias comerciais entre as nações. 

A parceria entre Brasil e França, conhecida como Programa ProSub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos), teve início em 2008. Esse programa inclui a transferência de tecnologia e visa à produção de quatro submarinos convencionais, além do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear.

Em 2010, engenheiros da Marinha do Brasil começaram a receber cursos e treinamentos ministrados pela então DCNS, hoje Naval Group, um grupo industrial francês especializado na construção naval de defesa, com quem o Brasil realiza a parceria. Esses conhecimentos foram posteriormente compartilhados com outros membros da Marinha.

O projeto do primeiro submarino brasileiro com propulsão nuclear, chamado SN-BR (Submarino com Propulsão Nuclear Brasileiro), teve início em 2012, na fase A, no Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP). A fase B, que corresponde ao projeto preliminar, iniciou-se em 2013 e foi concluída em 2017. Isso permitiu a elaboração dos contratos definitivos para a aquisição do pacote de materiais e a construção do SN-BR.

As fases C e D envolvem o projeto de detalhamento e a construção do submarino de propulsão nuclear. A previsão é que a obra seja concluída em 2029



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES