Lula e Maduro ressaltam a retomada das relações entre Brasil e Venezuela

A reunião entre os líderes representa um avanço significativo na retomada das relações diplomáticas, que haviam sido interrompidas durante a gestão anterior, e reabrem as oportunidades de novas relações comerciais

Presidentes Lula e Maduro reforçam retomada de relações bilaterais entre Brasil e Venezuela | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, se reuniram no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta segunda-feira (29), com o objetivo urgente de restabelecer as relações entre Brasil e Venezuela, bem como fortalecer os laços com toda a América do Sul. Lula enfatizou a importância do diálogo entre ministérios, empresários e universidades para promover uma maior cooperação científica, tecnológica e comercial entre os dois países.

A reunião entre os líderes representa um avanço significativo na retomada das relações diplomáticas, que haviam sido interrompidas durante a gestão anterior. Esse processo de normalização inclui a reabertura das embaixadas e dos setores consulares de ambos os países, além da nomeação recente do Embaixador da Venezuela no Brasil. Essas ações demonstram o compromisso mútuo em fortalecer os laços e promover uma cooperação mais estreita entre Brasil e Venezuela.

Durante a reunião, Nicolás Maduro ressaltou que o fechamento das portas por parte do Brasil nos últimos anos trouxe dificuldades para as questões diplomáticas e comerciais entre os dois países. No entanto, ele expressou o interesse e a disposição da Venezuela em receber investimentos brasileiros nos setores de petróleo, gás, petroquímica, agricultura e indústria, aproveitando as extensas reservas existentes no país. Essa abertura para investimentos demonstra a busca por fortalecer a cooperação econômica e explorar as oportunidades mútuas de desenvolvimento nos setores mencionados.

Além disso, Maduro demonstrou preocupação com o avanço do desmatamento e da mineração ilegal na Amazônia. Ele enfatizou a importância de uma cooperação bilateral com o Brasil para enfrentar esses desafios ambientais. O primeiro compromisso do dia foi uma reunião entre Lula e Maduro, seguida por um encontro ampliado com ministros e embaixadores dos dois países.

Após participar da reunião entre os representantes dos governos brasileiro e venezuelano, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou a formação de um grupo de trabalho (GT) com o objetivo de consolidar a dívida da Venezuela em relação ao Brasil. O intuito desse grupo será reprogramar o pagamento dos débitos do país vizinho, buscando encontrar soluções financeiras viáveis para ambas as partes. Essa iniciativa demonstra o compromisso em lidar de forma adequada com as questões relacionadas à dívida e fortalecer os laços econômicos entre os dois países.

“No que diz respeito à Fazenda, vai se constituir um grupo de trabalho para consolidar a dívida da Venezuela frente ao Brasil e, a partir dessa consolidação dos números, reprogramar o pagamento. Então, é disso que a Fazenda foi tratar”, disse Haddad a jornalistas ao voltar ao Ministério da Fazenda. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES