Lula recebe o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, para reunião

Após a reunião bilateral, os dois presidentes assinarão acordos conjuntos e, em seguida, seguirão para um almoço no Palácio do Itamaraty.

Encontro de Lula com presidente da Venezuela | Reprodução Bol
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (29), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em uma reunião bilateral no Palácio do Planalto. Maduro está no Brasil para participar da cúpula de líderes da América do Sul que acontecerá nesta terça-feira (30).

Acompanhado de sua esposa, Cilia Flores, Maduro chegou ao Palácio do Planalto às 10h40 e subiu a rampa do prédio, onde foi recebido por Lula e pela primeira-dama, Janja.

A agenda oficial inclui uma primeira reunião restrita entre Lula e Maduro, seguida por um encontro ampliado com outros membros da comitiva venezuelana e do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Após a reunião bilateral, os dois presidentes assinarão acordos conjuntos e, em seguida, seguirão para um almoço no Palácio do Itamaraty.

Desde que assumiu a presidência, Lula optou por restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela e, em 18 de janeiro, enviou uma representação oficial brasileira para atuar na embaixada em Caracas.

Leia Mais

No entanto, oposicionistas ao governo Lula têm criticado essa postura de aproximação entre o Brasil e o governo venezuelano. Eles argumentam que a Venezuela é uma ditadura e que Maduro enfraqueceu as instituições democráticas do país.

Vale destacar que as relações entre os dois países foram rompidas durante o governo anterior, do ex-presidente Jair Bolsonaro. Em 2019, após assumir o cargo, Bolsonaro reconheceu Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela, posição também adotada por outros países.

O Brasil oficialmente rompeu relações diplomáticas com o governo de Maduro e considerou os representantes do governo chavista como "personae non grata", ou seja, não desejados no Brasil. Como resultado, o corpo diplomático ligado a Maduro deixou de ser reconhecido como representação legítima da Venezuela.

Apesar da retomada das relações no governo de Lula, houve um constrangimento em relação à vinda de Maduro para a posse do presidente brasileiro. Diante desse impasse, Maduro cancelou sua viagem ao Brasil e enviou Jorge Rodríguez, presidente da Assembleia Nacional venezuelana e irmão da vice-presidente Delcy Rodríguez, como seu representante.

Na semana passada, Lula recebeu as credenciais do novo embaixador venezuelano indicado por Maduro no Brasil. Esse embaixador substituirá os representantes indicados por Guaidó, que atuaram no país durante o governo de Bolsonaro.

Maduro e Lula estabeleceram uma relação próxima desde o primeiro governo do presidente brasileiro. Durante uma visita ao Brasil em 2013, Maduro chegou a expressar que Lula é "como um pai" para ele.

O encontro entre os dois líderes ocorre às vésperas de uma cúpula que reunirá pelo menos 11 dos 13 chefes de Estado da América do Sul no Palácio do Itamaraty, em Brasília, nesta terça-feira (30). Até o momento, apenas a presidente do Peru, Dina Boluarte, e o presidente da Guiana Francesa, Emmanuel Macron (representando a França), não confirmaram presença no evento. Os governos devem enviar representantes oficiais para a cúpula.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES