Lula escala ministros para visitar e monitorar estados atingidos por chuvas

Planalto envia Goés e Dias para Alagoas e Pernambuco em meio ao caos fometado pelas fortes tempestades

Lula toma ação imediata | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou os ministros Waldez Goés (Desenvolvimento Regional), Wellington Dias (Desenvolvimento Social) e Renan Filho (Transportes) para visitarem o estado de Alagoas nesta terça-feira (11), que tem enfrentado os impactos das chuvas nos últimos dias.

Em suas redes sociais, o presidente informou que conversou na segunda-feira (10) com Goés e Dias sobre a assistência do governo federal às famílias afetadas pelas tempestades tanto em Alagoas quanto no estado de Pernambuco, que também tem sofrido com chuvas intensas.

Leia Mais

Em Alagoas, o governo federal reconheceu, no último domingo (09), a situação de emergência em pelo menos sete municípios. Essa medida permite que as localidades atingidas pelas chuvas recebam prioridade no recebimento de recursos do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional para obras de reconstrução e reparo dos danos causados pelos temporais.

Alagoas

Os municípios de Cajueiro, Capela, Marechal Deodoro, Penedo, São Miguel dos Campos, Satuba e Viçosa tiveram a situação de emergência reconhecida pelo Planalto. O governo estadual de Alagoas já havia decretado situação de emergência nessas cidades, bem como em outras 25.

Nos últimos dias, o estado vem enfrentando enchentes e transbordamentos de rios. Mais de 25 mil pessoas foram obrigadas a deixar suas residências, sendo que mais de 3.600 estão desabrigadas e outras 21.600 estão desalojadas. Até o momento, foi registrado um óbito.

Pernambuco

No estado de Pernambuco, a região da zona da Mata Sul também foi gravemente afetada pelas chuvas recentes. Até o momento, o governo estadual decretou situação de emergência em 15 municípios, incluindo Água Preta, Barreiros, Belém de Maria, Catende, Cortês, Jaqueira, Joaquim Nabuco, Maraial, Palmares, Primavera, Quipapá, Rio Formoso, São Benedito do Sul, São José da Coroa Grande e Xexéu.

De acordo com a Defesa Civil estadual, cerca de 2.862 pessoas estão desalojadas ou desabrigadas na região.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES