Lula exclui do indulto de Natal condenados por atos golpistas do 8 de janeiro

Previsto na Constituição, indulto perdoa condenados que cumprem os requisitos definidos pelo presidente da República

Lula exclui do indulto de Natal condenados por atos golpistas do 8 de janeiro | Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na sexta-feira (22), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), oficializou o primeiro indulto natalino de seu terceiro mandato, por meio da assinatura de um decreto, cuja publicação ocorreu no "Diário Oficial da União". O indulto natalino, uma tradição anual concedida próximo ao Natal, representa um perdão de pena e é regulamentado por decreto presidencial, conforme previsto na Constituição.

A aplicação do indulto não é automática; após a publicação, é necessário que advogados e defensores públicos de cada detento elegível acionem a Justiça para efetivar o benefício. Aqueles contemplados têm suas penas extintas, possibilitando sua liberação.

Os critérios para elegibilidade incluem condenados por crimes não violentos ou sem grave ameaça, mulheres condenadas com penas não superiores a oito anos e que apresentem doença crônica ou deficiência, além de detentos em idade avançada ou com doenças terminais.

É importante ressaltar que o indulto não abrange condenados por crimes hediondos, violência contra a mulher, delitos ambientais e ações contra o estado democrático de direito, como no caso dos envolvidos nos eventos de oito de janeiro. Chefes de facções criminosas também não são contemplados.

Adicionalmente, o decreto possibilita o perdão de multas judiciais de até R$ 20 mil; contudo, se o montante ultrapassar esse valor, o perdão é aplicável somente a indivíduos incapazes de quitar a dívida.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES