Lula fará anúncio de incentivos à produção de automóveis sustentáveis

Em cerimônia no Palácio do Planalto, presidente Lula deve anunciar incentivos à produção de carros movidos a etanol

Presidente Lula vai anunciar pacote de incentivos à produção de carros | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da silva (PT) anunciará nesta quinta-feira (25), durante cerimônia no Palácio do Planalto marcada para as 10h, um pacote de incentivos para reforçar a produção de carros nacionais sustentáveis, o foco do projeto será nos automóveis movidos a etanol 

O anúncio ocorrerá durante uma cerimônia no Palácio do Planalto em comemoração ao Dia da Indústria, e contará com a presença do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB). 

Algumas das ideias estudadas para este incentivo é a redução nos impostos embutidos na compra desses carros, como o IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) e o uso de parte do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). A retomada da produção de carros com preços populares, deverá ficar para depois, pois o governo ainda precisa estruturar junto às montadoras, algumas medidas que auxiliem no barateamento deste tipo de produto.  

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego, já disse ser radicalmente contra o uso dos fundos para a compra de veículos. Na 1° reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, o Conselhão, que ocorreu no dia 4 de maio, Lula criticou o atual patamar de preços de carros no país.  

“Qual pobre que pode comprar carro popular por R$ 90.000? Um carro de R$ 90.000 não é popular. É para classe média”, disse ele. A partir de então, o governo intensificou a articulação para montar um programa de redução desses valores, o incentivo à produção de carros elétricos não deve entrar neste pacote, por enquanto, pois a produção destes automóveis no país ainda é considerada muito cara.  

Mas o governo federal já negocia com montadoras, como a chinesa BYD, incentivos pontuais para o desenvolvimento de parques fabris. Na manhã de quarta-feira (24), Lula se reuniu com Alckmin e o ministro da Fazenda, Fernado Haddad, para discutirem as propostas para o setor. Antes da conversa, Haddad disse que algumas das medidas previstas só poderão ser implementadas no próximo ano, por causa das atuais regras do arcabouço fiscal. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES