Lula faz dois acertos ao buscar protagonismo no ministério de Flávio Dino

A estratégia do governo foca em combater o crime organizado e implementar uma GLO eficiente

Flávio Dino ao lado de Lula | Hugo Barreto
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) acertou ao implementar medidas que visam intensificar o combate ao crime organizado, especialmente ao tráfico de drogas e às milícias. Sob a perspectiva de políticas públicas, essa iniciativa é considerada uma necessidade imperativa. Além disso, do ponto de vista eleitoral, representa um avanço em uma temática que historicamente esteve sob a influência da ideologia direitista.

No entanto, a abordagem mais incisiva do governo federal na área de segurança não foi consenso dentro do círculo próximo a Lula. Algumas vozes expressaram preocupação de que o Palácio do Planalto pudesse assumir uma responsabilidade que, na visão de parte da população, deveria ser atribuída aos governos estaduais.

Foi o próprio Lula quem instruiu o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), a viajar para estados confrontados com desafios significativos na segurança. Dino concentrou seus esforços na Bahia, enquanto o secretário-executivo da pasta, Ricardo Cappelli, direcionou sua atenção para o Rio de Janeiro. A Polícia Federal (PF) intensificou suas operações e já efetuou prisões de milicianos e policiais corruptos na capital fluminense.

Na quarta-feira (1º), o presidente anunciou a mobilização das Forças Armadas por meio da Garantia da Lei e da Ordem (GLO) em cinco estados. Essa decisão só avançou após Dino argumentar que a GLO não precisa ser implementada em todo o estado, algo que Lula inicialmente resistiu. A medida pode ser aplicada de forma segmentada.

De acordo com a GLO que será instituída, os militares atuarão apenas em locais onde a jurisdição é de responsabilidade da União, como portos, aeroportos e fronteiras. No caso da Marinha, a Garantia da Lei e da Ordem tornou-se necessária para permitir sua atuação em solo, não se restringindo apenas às águas.

A implementação da GLO é percebida no governo como uma "demonstração de confiança" de Lula nas Forças Armadas, representando um passo significativo na reaproximação entre ambos após o mandato de Bolsonaro e os eventos de 8 de janeiro.

O sucesso ou fracasso da GLO será avaliado com o tempo, mas a busca por protagonismo na segurança pública, evidenciada, por exemplo, pelo recorde da PF na apreensão de bens e valores de organizações criminosas, proporcionará a Lula uma importante vantagem política em 2026. O adversário do presidente no campo conservador, seja quem for, terá uma forte identificação com o tema, seguindo os exemplos de Tarcísio de Freitas e Ronaldo Caiado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES