Lula convoca reunião de emergência com ministros e aliados para fazer pedido

O presidente ressaltou a necessidade da aprovação de medidas de reajuste fiscal para auxiliar no equilíbrio das contas públicas

Presidente Lula ao lado de vice e ministros | Antônio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) solicitou aos deputados da base aliada a aprovação de medidas até o final do ano para auxiliar no equilíbrio das contas públicas. O encontro também envolveu discussões sobre a possibilidade de cortes no Orçamento de 2024 e mudanças na meta fiscal para o próximo ano.

Lula destacou a queda na arrecadação, tornando desafiador cumprir a meta fiscal, mas enfatizou o compromisso de não aumentar os gastos. O presidente ressaltou a necessidade da aprovação de medidas de ajuste fiscal pelo Congresso, afirmando: "A gente não quer gastar mais. O que não quer é contingenciar".

O governo apresentou sete "desafios/prioridades" aos deputados, incluindo reforma tributária e alterações no sistema de pagamentos. No âmbito fiscal, o destaque foi para o projeto de lei sobre juros sobre o capital próprio (JCP) e a medida provisória das subvenções a investimentos, que enfrenta resistência.

A divergência sobre a alteração da meta fiscal para 2024 se tornou evidente entre os ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Fernando Haddad, da Fazenda. Enquanto Costa propõe uma revisão para 0,25% ou 0,5% do PIB, Haddad busca zerar o déficit no próximo ano. O adiamento da decisão sobre a meta levou o governo a pedir que o Congresso não vote, por enquanto, o parecer preliminar da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024.

Lula também solicitou que os deputados mantenham dois vetos no novo arcabouço fiscal. O presidente busca apoio para manter os vetos relacionados aos cortes em investimentos e à exclusão de "qualquer despesa" da meta fiscal na LDO, o que poderia permitir práticas criticadas no passado.

Diante da falta de consenso, o governo adiou a votação da LDO, o que pode impactar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 até dezembro. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), expressou preocupação com a possibilidade de o governo preferir governar com duodécimo, prejudicando investimentos e emendas parlamentares.

Lula pediu ainda apoio para manter os vetos e enfrenta resistência do presidente da Câmara em relação a um veto específico sobre veículos tomados em empréstimos inadimplentes. A proposta do governo é mobilizar a base para derrubar esse veto, gerando desconforto entre os parlamentares.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES