Lula indica que reforma administrativa não será prioridade, apesar das cobranças

A avaliação é de que a pauta do segundo semestre já está suficientemente congestionada, com a primeira fase da reforma tributária ainda no Senado.

Lula e Haddad com projeto do novo arcabouço fiscal | Diogo Zacarias/Ministério da Fazenda
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após a aprovação da reforma tributária pela Câmara dos Deputados, parte da classe política e do empresariado está cobrando do governo apoio à reforma administrativa, um tema que a gestão anterior tentou impulsionar, mas acabou empacado.

O presidente Lula (PT) ainda não deu sinais de que irá priorizar esse tema, que também não está no horizonte do Ministério da Fazenda. A avaliação é de que a pauta do segundo semestre já está suficientemente congestionada, com a primeira fase da reforma tributária ainda no Senado (e possivelmente precisando retornar à Câmara caso os senadores façam alterações).

Além disso, há outros temas na agenda econômica, como medidas para aumentar a arrecadação, incluindo a taxação dos "super-ricos", e posteriormente o governo pretende discutir a reforma do Imposto de Renda (IR).

Até o momento, o governo petista já abriu mais de 8 mil vagas em concursos públicos, justificando que é necessário recompor a base do funcionalismo público, que teve muitas vagas congeladas durante a pandemia e o governo anterior de Jair Bolsonaro (PL).

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), se manifestou publicamente a favor da reforma administrativa e tenta impulsionar o governo a agir. No entanto, essa pressão enfrenta a posição histórica do PT de se opor a mudanças na administração federal, especialmente cortes nas remunerações dos servidores. Muitos petistas veem o funcionalismo como base eleitoral, e a ideia é evitar desgastes com esse segmento.

Durante a campanha, Lula chegou a sinalizar apoio a uma reforma administrativa. Em um discurso na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em agosto de 2022, ele afirmou: "Eu acho que nós vamos ter que fazer uma reforma administrativa sim. É preciso, você tem pouca gente ganhando muito e tem muita gente ganhando muito pouco".

Bolsonaro, por sua vez, não concedeu reajustes a servidores públicos durante seu mandato e fez uma tentativa fracassada de reforma administrativa em seu segundo ano de governo, com a proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020. Naquele momento, ele esperou a aprovação da reforma da Previdência antes de se dedicar à reforma administrativa.

Ainda não há um prazo definido, mas se o governo decidir propor a reforma administrativa, será apresentado um texto próprio, sem aproveitar a PEC elaborada por Paulo Guedes, que está parada na Câmara desde setembro de 2021. Essa matéria foi aprovada por uma comissão especial em 2021 e está pronta para ser analisada pelo plenário da Casa. O texto define novas regras para servidores públicos e altera a estrutura e organização da administração pública em todos os Poderes da República, nos níveis federal, estadual, do Distrito Federal e municipal.

Entre as mudanças propostas pela PEC está a queda da progressão automática de carreira e a permissão para reduzir remunerações, o que atualmente não é permitido.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES