Brasil eleva nota de crédito com reformas e harmonia entre os Poderes

Haddad afirmou que esse selo é um indicador de qualidade que proporciona aos investidores uma menor probabilidade de inadimplência

Economia em ascensão | Diogo Zacarias
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quarta-feira (26), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), atribuiu hoje os resultados positivos na economia brasileira à harmonia entre os poderes. Essa declaração vem após a agência de classificação de risco Fitch elevar a nota de crédito do Brasil de BB- para BB, com perspectiva estável.

Em pronunciamento à imprensa, Haddad destacou que considera incompreensível o Brasil ainda não ter recebido o "grau de investimento" das agências de classificação de risco. Esse selo é um indicador de qualidade que proporciona aos investidores uma menor probabilidade de inadimplência.

Leia Mais

"A Fitch é a primeira das grandes agências a mudar a nota. Eu sempre disse, e continuo acreditando, que a harmonia entre os poderes é a chave para recuperarmos o grau de investimento. Um país do tamanho do Brasil não pode prescindir desse status [...]. Não faz sentido o país ter passado os últimos dez anos sem o grau de investimento. Estou feliz que, em apenas seis meses de trabalho, já possamos sinalizar ao mundo que o Brasil é o país das oportunidades", afirmou.

O ministro também ressaltou o forte apoio do Congresso ao governo e mencionou os presidentes da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), por sua contribuição. Ele ainda mencionou o avanço da reforma tributária no Congresso, cujo texto já foi aprovado na Câmara e agora está em tramitação no Senado.

"Eu reputo esses resultados [positivo] à harmonia entre os poderes. Sempre salientei, e considerava, que a chamada crise econômica que o Brasil vive é um desdobramento de uma crise política. E, se nós acertarmos o passo na política, no diálogo, na construção, nós vamos superar essa situação e voltar a crescer", destacou.

Lira expressou, em suas redes sociais, que a elevação da nota do Brasil pela Fitch é uma "conquista importante para a economia do país". Ele atribuiu o desempenho positivo ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que, segundo ele, tem recebido total apoio institucional da Câmara.

Pronunciamento da Fitch

A Fitch, em seu comunicado, explicou que a melhora na nota do país reflete um desempenho macroeconômico e fiscal melhor do que o esperado, mesmo em meio a diversos desafios enfrentados nos últimos anos. Embora a nova classificação ainda indique grau especulativo, o que indica menor vulnerabilidade ao risco no curto prazo, o país ainda enfrenta incertezas em relação a condições financeiras e econômicas adversas.

A agência destacou os progressos importantes alcançados em reformas fundamentais para lidar com os desafios econômicos e fiscais desde o último rebaixamento. Entre elas, foram citadas a reforma da Previdência e a autonomia do Banco Central (BC), aprovadas durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), e o avanço do arcabouço fiscal e da reforma tributária, que aconteceu durante a gestão Lula.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES