Lula não vai à posse de Milei; Brasil será representado por Mauro Vieira

Durante a campanha presidencial argentina, Milei fez críticas a Lula, rotulando-o como “corrupto” e prometendo romper relações com o Brasil

Lula e Javier Milei | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República confirmou, na manhã desta terça-feira (5), que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não estará presente na posse do ultraliberal Javier Milei como presidente da Argentina, agendada para o próximo domingo (10) em Buenos Aires. A representação brasileira no evento será conduzida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, acompanhado por assessores.

O convite para a posse foi entregue ao governo brasileiro durante uma reunião em Brasília, realizada em 26 de novembro, entre Mauro Vieira e Diana Mondino, futura chanceler argentina já anunciada por Milei.

Embora a Argentina seja um parceiro comercial significativo para o Brasil na região, esta não será a primeira vez que um presidente brasileiro opta por não comparecer à posse de um líder argentino. Em 2019, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) enviou o vice-presidente Hamilton Mourão como representante do governo brasileiro.

Durante a campanha presidencial argentina, Milei fez críticas a Lula, rotulando-o como "corrupto" e prometendo romper relações com o Brasil e retirar a Argentina de organismos multilaterais defendidos pelo presidente brasileiro, como o Mercosul e o Brics.

Apoio ao candidato progressista

Diante desse contexto, membros do governo Lula passaram a expressar apoio a Sérgio Massa, ministro da Economia do governo Fernández e concorrente de Milei no segundo turno.

Indagado sobre o tema, Lula preferiu não comentar a eleição argentina, destacando que o povo argentino é soberano e enfatizando a importância da parceria entre Brasil e Argentina.

A Argentina mantém posição destacada como principal parceiro econômico do Brasil na América do Sul e como o principal parceiro comercial global do Brasil, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. As exportações brasileiras para a Argentina de janeiro a outubro deste ano atingiram US$ 14,9 bilhões, correspondendo a 5,3% do total das exportações brasileiras no período.

Em relação às posse anteriores na Argentina, o histórico inclui a ausência de presidentes brasileiros, como em 2019, quando Bolsonaro não compareceu à posse de Fernández, sendo representado por Hamilton Mourão. Em contraste, em 2015, Dilma Rousseff esteve presente na posse de Mauricio Macri. O histórico abrange diversas presenças e ausências desde a redemocratização do Brasil em 1989.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES