Lula parte ao Paraguai para participar e prestigiar posse do novo presidente

A viagem a Assunção visa formar aliança e destravar laços colaborativos entre as países vizinhos

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) | José Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (14), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parte rumo a Assunção, capital do Paraguai. A viagem está programada para a tarde; amanhã, terça-feira (15), o ex-presidente brasileiro participará da solenidade de posse do novo líder paraguaio, Santiago Peña (Partido Colorado).

Conforme informado na agenda oficial, Lula deixará o Brasil às 15h30 e chegará à capital paraguaia às 16h50.

Leia Mais

Santiago Peña, de 44 anos, foi eleito presidente do Paraguai em 30 de abril deste ano, angariando 43% dos votos. Ele é membro do partido que exerce domínio sobre a política do país desde a década de 1950. Com formação em economia, Peña atuou como ministro da Fazenda durante o governo de Horácio Cartes, que se estendeu de 2013 a 2018.

Após a vitória de Peña nas eleições, Lula parabenizou-o e manifestou o desejo de que ambos os países colaborem para o fortalecimento das relações bilaterais. Segundo informações do Planalto, a visita oficial do ex-presidente brasileiro ao Paraguai integra os esforços do governo brasileiro em prol do "renascimento da diplomacia internacional".

Em 2023, Lula e Peña já se encontraram em duas ocasiões anteriores, com o propósito de discutir a intensificação da cooperação entre as nações. O presidente paraguaio visitou o Brasil tanto em maio quanto em julho.

No decorrer do dia, o chefe do Executivo brasileiro também terá um encontro com o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo, que ocupou o cargo entre 2008 e 2012, marcado para as 18h10.

Ao longo dos seus primeiros oito meses de governo, o Paraguai se torna o décimo sexto país a receber a visita de Lula, sendo o quarto na América Latina.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES