Lula passará por cirurgia no fim deste mês; veja o que se sabe até agora

Fontes ligadas à equipe médica do presidente informaram à CNN que o procedimento está marcado para a próxima sexta-feira (29).

Lula passará por procedimento cirúrgico em São Paulo | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), está programando uma cirurgia para tratar um problema crônico de dores no quadril que o aflige há meses. Fontes ligadas à equipe médica do presidente informaram à CNN que o procedimento está marcado para a próxima sexta-feira (29).

Após uma série de compromissos nos Estados Unidos, incluindo um discurso na Assembleia-Geral da ONU e reuniões com os presidentes Joe Biden e Volodymyr Zelensky, Lula adiantou seu retorno ao Brasil devido às constantes dores no quadril. Desde então, ele tem limitado sua agenda e despachado do Palácio da Alvorada, chegando até mesmo a adiar compromissos públicos, como o evento de lançamento do Novo PAC em São Paulo, que será remarcado após o tratamento médico.

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência divulgou que a cirurgia será realizada pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos, mas terá lugar na unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Essa decisão foi tomada visando evitar deslocamentos no pós-operatório e proporcionar maior conforto ao presidente. Após a cirurgia, Lula deve despachar do Palácio do Alvorada, a residência oficial da Presidência, durante um período de 15 dias.

O motivo da cirurgia é um quadro de artrose, que causa desgaste na cartilagem que reveste as articulações. Esse desgaste é um processo natural, mais comumente observado em idosos. No caso de Lula, o desgaste afeta a articulação onde a cabeça do fêmur se liga ao acetábulo, parte do osso da pelve.

O Dr. Roberto Kalil Filho, médico responsável pela saúde de Lula, assegurou que a cirurgia é segura e resolverá definitivamente o problema do fêmur do presidente, com um pós-operatório tranquilo. O ortopedista especializado em quadril, Dr. Leandro Ejnisman, explicou que a cirurgia, conhecida como "artroplastia de quadril", envolve a substituição da cabeça do fêmur por uma prótese, além do revestimento da região do acetábulo. Geralmente, esse procedimento alivia completamente a dor dos pacientes, permitindo o retorno às atividades cotidianas.

“A cirurgia é segura e resolve o problema definitivamente. Em relação à cirurgia, é um pós-operatório em que o paciente em poucos dias já se locomove. É um pós-operatório tranquilo”, disse Kalil em entrevista à CNN.

Com informações da CNN



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES