Lula pediu suspensão de cobrança de tarifa por Pix de empresas pela Caixa

A medida entrará em vigor a partir de 19 de julho. Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) permanecerão isentos de taxas.

Lula pediu suspensão de cobrança de tarifa por Pix de empresas pela Caixa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, comunicou hoje (20) que, a pedido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será solicitada a suspensão da cobrança de taxas para transferências via Pix por clientes que possuam conta jurídica na Caixa Econômica Federal.

"Foi solicitado que a suspensão fosse temporária até o retorno do presidente na próxima semana", afirmou o ministro. "Portanto, aguardaremos o retorno do presidente para avaliar essa medida", declarou. "Foi o próprio presidente quem fez o pedido."

A medida entrará em vigor a partir de 19 de julho. Pessoas físicas e Microempreendedores Individuais (MEIs) permanecerão isentos de taxas. Quando questionado sobre a suspensão da cobrança, Costa mencionou ter conversado com a presidente da Caixa, que expressou surpresa com a repercussão da cobrança, uma vez que ela já é realizada por todos os outros bancos.

"A informação que ela me transmitiu foi que todos os bancos já cobram essa taxa das empresas de pessoa jurídica. A Caixa era o único banco que não fazia a cobrança devido a questões técnicas e tecnológicas", afirmou. "Ela não esperava que houvesse esse alcance e repercussão, mas a decisão da Caixa foi acompanhar os outros bancos."

Suspensão Pix para pessoa jurídica

A Caixa Econômica Federal, sob ordem do Poder Executivo, já havia anunciado que vai sustentar a cobrança de juros sobre transferência bancária via Pix para cliente pessoa jurídica. A cobrança da tarifa tinha sido anunciada pelo banco público nesta segunda-feira (19) e, de acordo com o órgão financeiro, começaria a vigorar a partir de 19 de julho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES