Lula publica 'Enem dos Concursos', confira as regras e como serão as provas

Os objetivos desse concurso unificado incluem a promoção da igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos.

Lula assina o decreto sobre os concursos unificados | Marcelo Camargo/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira, 29 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), assinou um decreto que versa sobre o Concurso Público Nacional Unificado, mais conhecido como 'Enem dos Concursos', estabelecendo seus órgãos de governança.

A iniciativa consiste em um modelo de realização conjunta de certames para o provimento de cargos efetivos em órgãos e entidades da administração federal direta, autárquica e fundacional, com aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

Leia Mais

Os objetivos desse concurso unificado incluem a promoção da igualdade de oportunidades no acesso a cargos públicos efetivos, a padronização de procedimentos na aplicação das provas, a melhoria nos métodos de seleção de servidores públicos priorizando as qualificações necessárias, e o zelo pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos.

CONFIRA O DECRETO NA ÍNTEGRA COM REGRAS E MAIS DETALHES DAS PROVAS

Para aderir a esse Concurso Público Nacional Unificado, o artigo 4º estabelece a assinatura de um termo entre o órgão ou entidade interessada e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. Esse termo define o plano de trabalho a ser seguido, as obrigações comuns e específicas, podendo abranger todos os concursos autorizados para o órgão ou entidade aderente.

Quanto aos custos do concurso, eles serão rateados entre os órgãos e entidades aderentes da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, seguindo critérios a serem estabelecidos pelo Ministro de Estado da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos.

Os órgãos de governança do Concurso Público Nacional Unificado são descritos no decreto, com a criação da Comissão de Governança e o Comitê Consultivo e Deliberativo. 

A Comissão de Governança tem competências como estabelecer diretrizes e regras gerais para a realização do Concurso Público Nacional Unificado e uniformizar entendimentos a respeito do certame. A comissão será composta por representantes de diversos órgãos, incluindo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Advocacia-Geral da União, Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - Inep, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - Ipea e Fundação Escola Nacional de Administração Pública - Enap. 

Os membros da comissão e seus suplentes serão indicados pelos titulares dos órgãos que representam e designados em ato da ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck. A Comissão se reunirá mediante convocação de seu Coordenador ou por solicitação da maioria de seus membros, com regras de quórum e deliberação.

Com esse decreto, o presidente Lula visa aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos e garantir a eficiência e transparência nos processos de concursos públicos, fortalecendo o princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES