Lula se diz otimista sobre cirurgia no quadril: “não vão me ver de muleta”

Lula disse que, a partir de agora, em razão do procedimento médico no quadril, só retoma a agenda de viagens presidenciais no fim de novembro

Lula se diz otimista sobre cirurgia no quadril: "não vão me ver de muleta" | Reprodução: Canal.Gov
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva expressou otimismo nesta terça-feira, 26, em relação à cirurgia no quadril marcada para a próxima sexta-feira, 29. Durante o programa "Conversa com o Presidente", transmitido pelo Canal Gov, ele brincou, afirmando: "Vocês não vão me ver de andador, não vão me ver de muleta”.

“Eu queria operar logo depois das eleições, mas falei ‘Bom, se eu operar agora, vão dizer que o Lula tá velho, ganhou as eleições e já está internado’. Não. Eu resolvi primeiro recuperar o Brasil politicamente e internamente, com a inclusão social. Depois, recuperar o Brasil na geopolítica internacional. Dizer pro mundo inteiro que o Brasil voltou”.

Lula disse que, a partir de agora, em razão do procedimento médico no quadril, só retoma a agenda de viagens presidenciais no fim de novembro, quando visita os Emirados Árabes para participar da COP28. “Até lá, vou ficar aqui em Brasília. não vou poder pegar avião, vou trabalhar normalmente”.

“Vou ter que ter um pouco de cuidado porque a operação parece simples, mas a recuperação, a fisioterapia e a dedicação com o tratamento é fundamental. Vou me cuidar com muito carinho. Estou muito otimista”, concluiu.

SOBRE A CIRURGIA

A Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência divulgou que a cirurgia será realizada pela equipe médica de São Paulo que acompanha o presidente há anos, mas terá lugar na unidade do Hospital Sírio-Libanês, em Brasília. Essa decisão foi tomada visando evitar deslocamentos no pós-operatório e proporcionar maior conforto ao presidente. Após a cirurgia, Lula deve despachar do Palácio do Alvorada, a residência oficial da Presidência, durante um período de 15 dias.

O motivo da cirurgia é um quadro de artrose, que causa desgaste na cartilagem que reveste as articulações. Esse desgaste é um processo natural, mais comumente observado em idosos. No caso de Lula, o desgaste afeta a articulação onde a cabeça do fêmur se liga ao acetábulo, parte do osso da pelve.

O Dr. Roberto Kalil Filho, médico responsável pela saúde de Lula, assegurou que a cirurgia é segura e resolverá definitivamente o problema do fêmur do presidente, com um pós-operatório tranquilo. O ortopedista especializado em quadril, Dr. Leandro Ejnisman, explicou que a cirurgia, conhecida como "artroplastia de quadril", envolve a substituição da cabeça do fêmur por uma prótese, além do revestimento da região do acetábulo. Geralmente, esse procedimento alivia completamente a dor dos pacientes, permitindo o retorno às atividades cotidianas.

(Com informações da Agência Brasil)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES