Papa deseja criar ponte com Rússia e se reune hoje com Lula para isso

Não é a primeira vez que o pontífice se mobiliza para que haja equlíbrio de interesse entre Estados

Encontro com Papa é a primeira obrigação de Lula na missão oficial | Ricardo Stuckert
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (20), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca na Itália, em missão oficial, para se encontrar com líderes religiosos e políticos para a discussão de questões ambientais, econômicas e sociais.

Nesta quarta (21), o Executivo vai se reunir com o Papa Francisco. Porém, Lula e o chefe da Igreja Católica devem tratar de assuntos de interesse regional e global - dentre eles, subterfúgios para pôr fim na guerra entre Ucrânia e Rússia.

Leia Mais

Fontes com acesso a informações do Ministério das Relações Exteriores (Itamaraty) apontaram que o Vaticano pretende endossar os esforços do Planalto na tentativa de mediar a paz entre os países conflitantes.

O Papa também tenta promover a criação de linhas diretas com a Rússia, visando facilitar sua comunicação com Vladimir Putin. Com isso, o pontífice marcou reunião com Lula, visto que este pode ser o mediador entre as duas lideranças.

Um dia antes do encontro com o brasileiro, nesta terça-feira, o religioso recebeu o presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel. Assim como Lula, Canel também possui interlocução diplomática com o presidente russo.

Apesar da neutralidade constante do Vaticano, esta não é a primeira vez que Francisco se mobiliza para se reunir com chefes de Estado em busca da paz.

No fim de maio, Lula e Papa se falaram via telefonema. Segundo o diário oficial do Vaticano "Il Messaggero", o Vigário de Cristo deu bênção para que Lula se tornasse um pacificador em questões relacionadas ao bloco econômico BRICS.

Da parte brasileira, integrantes das Relações Exteriores também comemoram o empenho entre Francisco e Lula. Acreditam que a ligação é importante na reconstrução da imagem e do protagonismo do Brasil no exterior.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES