Lula tem 43% e Bolsonaro 25%; Moro e Ciro empatam com 8%, diz Ipespe

Embora Lula lidere com folga, o ex-presidente não conseguiria sair vitorioso no primeiro turno, já que tem 43% dos votos e seus adversários somam mais de 46%

Avalie a matéria:
Nova pesquisa presidencial | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial, com 43% das intenções de voto. O presidente Jair Bolsonaro (PL), que busca a reeleição, aparece em segundo lugar, com 25%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-juiz Sergio Moro (Podemos) vêm na sequência, ambos com 8%, e empatam dentro da margem de erro com João Doria (PSDB), que ficou com 3%.

PESQUISA GENIAL-QUAEST:  Lula tem 45% e Bolsonaro 23%; Moro e Ciro empatam com 7%

PESQUISA IPESPE: Lula tem 44% e Bolsonaro 24%; Moro e Ciro empatam com 8%

PESQUISA PODERDATA:  Lula tem 42%, Bolsonaro 28% e Moro 8%

PESQUISA DATAFOLHA:  Lula tem 48% das intenções de voto; Bolsonaro 22% e Moro, 9% 

Em comparação com levantamento anterior, realizado há 15 dias —com o mesmo cenário estimulado para o primeiro turno—, Lula tinha 44% dos votos e, portanto, oscilou negativamente dentro da margem —que é de 3,2 pontos percentuais. Já Bolsonaro oscilou positivamente, de 24% para 25%. Ciro e Moro ficaram estáveis. Doria oscilou positivamente de 2% para 3%.

Embora Lula lidere com folga, o ex-presidente não conseguiria sair vitorioso no primeiro turno, já que tem 43% dos votos e seus adversários somam mais de 46%. Para dispensar a necessidade do segundo turno, o petista teria que ter um percentual maior que todos os demais candidatos juntos.

 Ipespe: Lula tem 43% e Bolsonaro 25%; Moro e Ciro empatam com 8% Montagem por CNN Brasil 

A pesquisa Ipespe foi realizada entre os dias 7 e 9 de fevereiro e ouviu mil pessoas com 16 anos ou mais em todas as regiões do país. A coleta das opiniões foi feita por telefone, e a margem de erro é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com índice de confiança de 95,5%. O levantamento foi encomendado pela XP Investimentos e registrado junto à Justiça Eleitoral sob o protocolo BR-03828/2022.

O levantamento fez duas simulações para o primeiro turno das eleições, uma com e outra sem o nome de Ciro Gomes.

Veja abaixo o primeiro cenário testado pela pesquisa:

-Lula (PT): 43% 

-Bolsonaro (PL): 25% 

-Ciro (PDT): 8% 

-Moro (Podemos): 8% 

-Doria (PSDB): 3%

- Simone Tebet (MDB): 1% 

-André Janones (Avante): 1%

 -Rodrigo Pacheco (PSD): 0% 

-Alessandro Vieira (Cidadania): 0%

- Felipe D'Ávila (Novo): 0% 

-Não vão votar / Brancos e nulos: 9%

- Não souberam ou não responderam: 3%

No segundo cenário, Lula fica com 44% dos votos, enquanto Bolsonaro registra 26%. Sergio Moro continua com 8% e Doria fica com 4%.

Veja abaixo o segundo cenário testado pela pesquisa: 

Lula (PT): 44% 

Bolsonaro (PL): 26%

 Moro (Podemos): 8% 

Doria (PSDB): 4%

 Simone Tebet (MDB): 2% 

Rodrigo Pacheco (PSD): 1% 

André Janones (Avante): 1%

 Alessandro Vieira (Cidadania): 1%

Felipe D'Ávila (Novo): 0% 

Não vão votar / Brancos e nulos: 10% 

Não souberam ou não responderam: 3%]

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando os entrevistados não recebem uma lista de candidatos, Lula aparece com 36% das intenções de voto. Bolsonaro fica em segundo lugar, com 24%, enquanto 25% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder.

Moro e Ciro atingiram 4% dos votos e Doria, 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos foram 5%

Probabilidade de voto

O levantamento perguntou aos entrevistados a probabilidade de votos em cada candidato. No caso do ex-presidente Lula, 43% disseram que votariam nele com certeza. O mesmo percentual de pessoas disse que não votaria no petista de jeito nenhum, enquanto 13% afirmaram que poderiam votar nele. 

Os resultados de Bolsonaro mostram que 62% dos entrevistados não votariam nele de jeito nenhum. Outros 26% dizem que votariam com certeza no presidente e 8%, que poderiam votar.

Simulações de segundo turno

 A pesquisa Ipespe também fez a simulação de cenários para o segundo turno. O ex-presidente Lula sai vencedor em todos em que é citado. Contra Bolsonaro, o petista teria 54% dos votos contra 31% do adversário. Nesse cenário, branco, nulos, não sabem ou não responderam somam 15%.

Veja os cenários de segundo turno testados:

Lula (54%) x Bolsonaro (31%) 

Lula (51%) x Moro (31%) 

Lula (50%) x Ciro (24%) 

Lula (53%) x Doria (18%) 

Ciro (45%) x Bolsonaro (33%) 

Doria (40%) x Bolsonaro (34%) 

Moro (32%) x Bolsonaro (30%)

O Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas) é uma empresa de pesquisas fundada em 1986 e com sede no Recife. O instituto geralmente faz pesquisas eleitorais por telefone. Operadores ligam para eleitores selecionados conforme a distribuição de todo eleitorado brasileiro e os questionam sobre suas preferências eleitorais.

O instituto realiza pesquisas eleitorais financiadas pela XP Investimentos. Durante as eleições presidenciais de 2018, foram pelo menos duas. Em 2022, publicou os primeiros dois levantamentos nos dias 14 e 27 de janeiro. A XP deixou de assinar o seu nome no levantamento desde setembro de 2021.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES