MDS e Programa Mundial de Alimentos articulam ações para combater a fome

Segundo Wellington Dias, é necessário fortalecer e garantir a formação e a qualificação de profissionais que atuam na área da segurança alimentar

MDS e Programa Mundial de Alimentos articulam ações para combater a fome | Roberta Aline/MDS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, realizou uma reunião em Brasília nesta segunda-feira (24) com o diretor do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos (WFP) no Brasil, Daniel Balaban. O objetivo do encontro foi discutir e promover ações efetivas para combater a fome e a insegurança alimentar no país.

De acordo com Wellington Dias, é crucial fortalecer e garantir a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas áreas de segurança alimentar e nutricional, assim como na assistência social, para criar uma rede de alta qualidade em todo o território nacional.

"Fizemos uma pauta muito produtiva. Trabalhamos para que de um lado possamos garantir qualificação e formação, para que a gente tenha toda essa gigantesca rede de profissionais de alta qualidade, e, por outro lado levar alimentos para quem mais precisa", disse o chefe do MDS. 

MDS e Programa Mundial de Alimentos articulam ações para combater a fome - Foto: Roberta Aline/MDS

O ministro ressaltou a relevância de estabelecer colaborações com entidades internacionais, como a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura), a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e o Banco Mundial, com o objetivo de ampliar a abrangência de programas e iniciativas, além de prestar auxílio a outras regiões do mundo que enfrentam carência alimentar. 

Durante a reunião, Daniel Balaban reforçou a importância do Brasil no combate à insegurança alimentar e nutricional e se mostrou entusiasmado com a parceria para lidar com as questões de formação. "Estamos aqui para ajudar o Brasil em todas as discussões que estão sendo feitas no mundo sobre os sistemas alimentares. Assim, queremos ajudar e apoiar o que o Brasil precisar e nas decisões do governo", explicou. 

Segundo o diretor, o país pode voltar a ser um exemplo para o mundo e, com as boas práticas e lições aprendidas, pode ajudar outras nações a combater a fome e a desnutrição. "Com toda a experiência de Wellington Dias como governador do Piauí e agora à frente do Ministério, vamos fazer com que o Brasil volte a ser um exemplo no combate à insegurança alimentar e nutricional. Queremos ter um mundo livre da fome e um Brasil também", frisou Balaban. 

Desde 2011, o Governo Federal do Brasil e o Instituto World Food Programme (WFP) mantêm uma parceria que resultou na criação do Centro de Excelência contra a Fome no país. O Centro tem como objetivo ser um centro de referência global para o diálogo e desenvolvimento de políticas públicas, aprendizado, capacitação e assistência técnica em ações de combate à fome. 

MDS e Programa Mundial de Alimentos articulam ações para combater a fome - Foto: Roberta Aline/MDS

"A Agência tem a missão de alimentar a população do mundo todo, especialmente aquela que está vivendo em territórios em guerra, conflito ou afetada por desastres naturais. Todos os dias, o Programa Mundial de Alimentos alimenta mais de 140 milhões de pessoas", explicou o diretor do WFP. 

A reunião contou com a presença da secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, da secretária extraordinária de Combate à Pobreza e à Fome do MDS, Valéria Burity, e da coordenadora de Projetos de Nutrição do Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas, Eliene Sousa.

(Com informações do MDS)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES