Michelle Bolsonaro é acusada de racismo religioso, mas MPF arquiva denúncia

Nas redes sociais, a ex-primeira-dama afirmou que Lula havia “entregado sua alma para vencer a eleição”

MPF arquiva denúncia contra Michelle Bolsonaro | Isac Nóbrega/Cristiano Matriz
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério Público Federal (MPF) anunciou o arquivamento de uma denúncia contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) por suposto racismo religioso ocorrido durante a campanha presidencial de 2022. Na ocasião, a esposa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) compartilhou um vídeo, nas redes sociais, contendo trechos da participação do então candidato à presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em rituais do candomblé para depreciar sua postura ética ao reduto eleitoral evangélico e conservador.

O vídeo foi acompanhado por uma legenda que sugeria que o petista, principal adversário de Bolsonaro na disputa pelo Palácio do Planalto, havia "entregado sua alma para vencer a eleição". Essa declaração causou repúdio entre lideranças religiosas e foi classificada por adeptos das religiões de matriz africana como um episódio de racismo religioso.

Leia Mais

O procurador Frederico de Carvalho Paiva, responsável pela decisão de arquivamento, argumentou que a postagem de Michelle estava protegida sob o "amparo da liberdade de expressão religiosa". Além disso, ele acrescentou que as declarações da ex-primeira-dama pareciam mais se assemelhar a uma manifestação sobre possível intolerância sofrida por sua crença do que a um ataque direto à religião africana.

“Por tudo isso, a postura da investigada, apesar de ter conotação preconceituosa, intolerante, pedante e prepotente, encontra guarida na liberdade de expressão religiosa e, em tal dimensão, não preenche o âmbito proibitivo da norma penal incriminadora”, afirmou.

Essa decisão do MPF encerra o caso, mas abre espaço para debates em torno da liberdade de expressão e dos limites para manifestações religiosas em meio a um contexto político acalorado. O arquivamento coloca em evidência a complexidade de questões que envolvem a liberdade de crença e o respeito à diversidade religiosa no cenário político do país.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES