Ministério da Educação reconhece mais 159 cursos de ensino superior; lista!

O reconhecimento dos cursos é uma etapa importante do processo de regulação e supervisão da educação superior, sendo condição necessária para a validade nacional dos diplomas.

MEC realiza novos reconhecimentos | UnB
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Ministério da Educação, por meio da secretária de Regulação e Supervisão da Educação Superior, Helena Sampaio, publicou nesta terça-feira, 18 de abril, quatro portarias reconhecendo mais 159 cursos de ensino superior no Brasil. Esses cursos abrangem diversas áreas do conhecimento, como engenharia civil, design gráfico, engenharia elétrica, fisioterapia, psicologia, engenharia de controle e automação, direito, administração, pedagogia, farmácia, ciências contábeis, entre outros.

O reconhecimento dos cursos é uma etapa importante do processo de regulação e supervisão da educação superior, sendo condição necessária para a validade nacional dos diplomas. De acordo com o Decreto nº 9.235/2017 e as Portarias Normativas do Ministério da Educação, o reconhecimento deve ser solicitado pelas Instituições de Educação Superior (IES) quando o curso de graduação tiver completado 50% de sua carga horária.

Leia Mais

Além disso, em alguns casos específicos, como nos cursos de Direito, Medicina, Odontologia e Psicologia, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil e o Conselho Nacional de Saúde têm prerrogativas para manifestar-se junto ao Ministério da Educação no ato de reconhecimento dos cursos.

A renovação do reconhecimento deve ser solicitada pela IES ao final de cada ciclo avaliativo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), junto à secretaria competente. O reconhecimento concedido tem validade até o ciclo avaliativo seguinte.

Governo Lula define regras para bolsas de pesquisa; saiba quem tem direito

MEC reconhece mais 261 cursos de graduação no Brasil; lista completa!

Camilo Santana sobre Novo Ensino Médio: “Erros na implantação desse modelo”

A lista completa dos cursos reconhecidos pode ser encontrada  AQUI. Com esse reconhecimento, as instituições de ensino que oferecem esses cursos têm a garantia de que estão cumprindo os requisitos de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Educação, contribuindo para a formação de profissionais capacitados e qualificados para o mercado de trabalho.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES