Ministros do STF avaliam discussão entre Alexandre de Moraes e André Mendonça

O evento se desenrolou durante o julgamento dos réus bolsonaristas envolvidos na invasão dos Palácios dos Três Poderes em 8 de janeiro

Ministros do STF avaliam discussão entre Alexandre de Moraes e André Mendonça | Ascom/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na quinta-feira, dia 14, ocorreu um debate intenso no plenário do Supremo Tribunal Federal entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, provocando uma reflexão sobre as discussões internas na corte mais alta do país. Apesar de ter causado controvérsias, muitos juízes consideraram a troca de argumentos como algo esperado, enfatizando, no entanto, a importância de evitar que essas discussões se tornem habituais para manter um ambiente de trabalho saudável. 

O evento se desenrolou durante o julgamento dos réus bolsonaristas envolvidos na invasão dos Palácios dos Três Poderes em 8 de janeiro. André Mendonça, ministro nomeado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ), surpreendeu o plenário ao argumentar que não existia justificativa para condenar o réu por "golpe de Estado". Essa afirmação desencadeou uma resposta imediata do ministro Alexandre de Moraes. 

Moraes questionou de forma enfática o efetivo da Força Nacional e a segurança do Palácio do Planalto, insinuando uma possível omissão. Em resposta, Mendonça ficou visivelmente irritado e retrucou: "Não sou advogado de ninguém. Nem de A nem de B. Não coloque palavras na minha boca. Tenha dó, Vossa Excelência."

Após esse desentendimento, os dois ministros apresentaram desculpas, e o julgamento continuou. A Corte condenou o primeiro réu envolvido nas invasões, Aécio Lúcio Pereira Costa. A intensidade da reação durante o debate ilustra a complexidade das questões discutidas no STF, assim como a variedade de opiniões entre seus membros. Para muitos magistrados, é compreensível que haja divergências e debates apaixonados em um cenário onde questões jurídicas fundamentais estão em pauta para deliberação.  

No entanto, os ministros estão unidos em sua opinião de que é crucial evitar que tais discussões se tornem habituais, a ponto de gerar um clima de desconforto permanente no plenário.

(Com informações do Portal iG) 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES