Moraes aceita denúncia contra 4º grupo de investigados por invasão

Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos em um sistema eletrônico e não há deliberação presencial

Presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes | Carlos Moura/SCO/STF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Supremo Tribunal Federal (STF) está analisando denúncias de mais 250 envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, em um julgamento virtual que teve início à meia-noite e deve se encerrar na segunda-feira (15). Essas novas denúncias somam-se a outras 800 apresentadas pela Procuradoria-Geral da República (PGR), em um total de quatro grupos de investigados.

Na modalidade virtual, os ministros depositam seus votos em um sistema eletrônico, não havendo deliberação presencial. O primeiro voto foi proferido pelo relator do caso, ministro Alexandre de Moraes que se manifestou a favor das acusações pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de direito, golpe de estado, dano qualificado e incitação ao crime.

Caso a maioria dos ministros aceite as denúncias, os acusados passarão a responder a uma ação penal e se tornarão réus no processo, podendo ser condenados ou absolvidos ao final da tramitação. Até o momento, a Corte já tornou réus 550 investigados.

Leia Mais

Os atos golpistas de 8 de janeiro foram uma tentativa de invasão do Congresso Nacional por apoiadores do então presidente da República, Jair Bolsonaro. O episódio gerou grande repercussão nacional e internacional e aprofundou a crise política no país.

O julgamento desses envolvidos é um passo importante para a responsabilização dos responsáveis pela tentativa de golpe, fortalecendo a democracia e a institucionalidade do país. A expectativa é que a Justiça seja feita e que os responsáveis sejam devidamente punidos.

Em meio a um cenário de polarização política e tensão social, o julgamento desses casos também representa uma oportunidade para reafirmar a importância do respeito às instituições democráticas e da pacificação social, valores fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES