Moraes cita ameaça à segurança de Lula e ministros ao mandar prender deputado

Moraes, em sua decisão, destacou a conduta ilícita e gravíssima do Capitão Assumção, considerando-a uma afronta à manutenção do Estado

Deputado Capitão Assumção e Alexandre de Moraes | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última semana, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou a prisão do deputado estadual Capitão Assumção (PL-ES) sob a justificativa de "ameaça ilegal" à segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), parlamentares e ministros da Corte. Moraes, em sua decisão, destacou a conduta ilícita e gravíssima do deputado, considerando-a uma afronta à manutenção do Estado Democrático de Direito.

Segundo Moraes, Capitão Assumção teria evidenciado um "claro intuito" de coagir e impedir o exercício dos poderes constitucionais, utilizando violência e grave ameaça, o que vai de encontro ao princípio da liberdade de expressão. A prisão foi solicitada pela Procuradoria-Geral da Justiça do Ministério Público do Espírito Santo devido ao descumprimento das medidas cautelares impostas, incluindo a proibição de participação em redes sociais.

Leia Mais

Apesar da decisão do ministro Moraes, a Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou um parecer contrário à prisão, defendendo apenas a manutenção das medidas cautelares. O advogado de Capitão Assumção, Fernando Carlos Dilen Da Silva, já solicitou ao STF a revogação da prisão preventiva e aguarda a análise da Assembleia Legislativa do Espírito Santo sobre o caso.

A prisão do deputado estadual levanta debates sobre os limites da liberdade de expressão e a aplicação de medidas extremas para garantir a segurança de autoridades, especialmente em um contexto político tenso como o atual. O desenrolar desse caso promete ser acompanhado de perto pelos setores jurídicos e políticos do país.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES