Moraes determina que Bolsonaro entregue passaporte à PF em até 24h

A defesa do ex-presidente confirmou a ordem do ministro do STF, que inclui medidas severas para evitar interferências no curso das investigações

Jair Bolsonaro e Alexandre de Moraes | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi intimado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, a entregar seu passaporte em 24 horas, como parte de uma operação que investiga uma possível tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A ordem também proíbe Bolsonaro de fazer contato com os investigados na operação, que foi deflagrada nesta quinta-feira (8) e tem como alvo diversos aliados do ex-presidente.

A defesa de Bolsonaro confirmou a ordem do ministro do STF, que inclui medidas severas para evitar interferências no curso das investigações. Entre os alvos de busca e apreensão estão figuras proeminentes como o General Braga Netto, ex-ministro da Defesa e da Casa Civil, o General Augusto Heleno, ex-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), e o General Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.

A lista de investigados inclui também o General Estevam Cals Theóphilo Gaspar de Oliveira, ex-chefe do Comando de Operações Terrestres do Exército, o Almirante Almir Garnier Santos, ex-comandante-geral da Marinha, Anderson Torres, delegado da PF e ex-ministro da Justiça, Valdemar Costa Neto, presidente do PL, partido de Bolsonaro, Tercio Arnoud Thomaz, ex-assessor de Bolsonaro conhecido como um dos pilares do chamado "gabinete do ódio", e Ailton Barros, coronel reformado do Exército.

Adicionalmente, foram realizadas prisões de Filipe Martins, ex-assessor especial de Bolsonaro, Marcelo Câmara, coronel do Exército e ex-assessor especial do ex-presidente, Coronel do Exército Bernardo Romão Correa Neto, e Major Rafael Martins de Oliveira. O Exército foi chamado para acompanhar o cumprimento das ordens contra os militares.

A operação, denominada Tempus Veritatis, resulta de informações fornecidas por Mauro Cid em sua delação, somando-se a outras investigações em curso. São 16 militares entre os alvos, incluindo membros das Forças Especiais do Exército, conhecidos como "kids pretos", tropa existente desde 1957, segundo o próprio Exército. Ao todo, 33 mandados de busca, 4 prisões preventivas e 48 medidas cautelares foram expedidas, impactando 9 estados e o Distrito Federal.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES