PF prende dois ex-assessores de Bolsonaro em operação contra trama golpista

A operação abrange um total de 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão

Filipe Martins e Marcelo Câmara | Montagem/MeioNorte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (8), a Polícia Federal (PF) realizou a prisão de dois ex-auxiliares do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no âmbito da Operação Tempus Veritatis. Os detidos foram o ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, Filipe Martins, e o ex-ajudante de ordens coronel Marcelo Câmara. A operação investiga uma organização criminosa que, segundo a PF, teria atuado para manter Bolsonaro no poder por meio de uma tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito.

Dentre os alvos dos mandados de busca e apreensão estão aliados próximos do ex-presidente, como o candidato a vice e ex-ministro da Casa Civil general Braga Netto, o ex-ministro da Casa Civil general Augusto Heleno, o ex-ministro da Defesa general Paulo Sérgio Nogueira e o ex-ministro da Justiça Anderson Torres.

A operação abrange um total de 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares diversas da prisão. Essas medidas incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, a proibição de se ausentarem do país e a obrigação de entregar os passaportes no prazo de 24 horas.

Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e estão sendo cumpridos em diversos estados, incluindo Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

Nessa fase da investigação, as apurações indicam que o grupo investigado se dividiu em núcleos de atuação para disseminar a ocorrência de fraude nas eleições presidenciais de 2022, antes mesmo da realização do pleito. O objetivo era viabilizar e legitimar uma intervenção militar, utilizando dinâmicas de milícia digital. O desdobramento dessa operação promete impactar profundamente o cenário político brasileiro.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES