Moraes liberta bolsonarista que ameaçou matar Lula e 'estourar bombas no DF'

Quando detido, Ivan Rejane alegou que a esquerda estava 'desesperada' e desafiou o ministro Alexandre de Moraes

Alexandre de Moraes e Ivan Rejane | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, concedeu liberdade provisória a Ivan Rejane Fonte Boa Pinto, conhecido bolsonarista que estava detido desde julho do ano passado. Sua prisão ocorreu após ameaçar "caçar" o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e os ministros do STF. Mensagens encontradas no celular do bolsonarista mencionaram a ideia de "estourar bombas no DF" e uma possível "luta armada" contra a esquerda.

A decisão de Moraes inclui a obrigação de Ivan Pinto utilizar tornozeleira eletrônica, comparecer todas as segundas-feiras ao juízo de execução penal, proibição de sair do país, posse de arma e uso das redes sociais.

Ivan Rejane Fonte Boa Pinto | Foto: ReproduçãoIvan Rejane, também conhecido como Ivan Papo Reto, foi candidato a vereador em Belo Horizonte nas eleições de 2020 pelo PSL, hoje União Brasil, obtendo apenas 189 votos.

Antes de sua prisão, Ivan desafiou Moraes em vídeos nas redes sociais, ironizando as ameaças feitas aos ministros do STF, a Lula, à deputada Gleisi Hoffmann (PT) e ao deputado Marcelo Freixo (PSB). Após a prisão, o bolsonarista afirmou que a esquerda estava "desesperada" e desafiou novamente Moraes.

Prisão preventiva

As investigações da Polícia Federal (PF) levaram Moraes, em agosto de 2022, a converter a prisão temporária de Ivan em preventiva, indicando suspeitas de que o bolsonarista integrasse uma organização criminosa com o objetivo de atentar contra o Estado Democrático de Direito.

Ao analisar vídeos e interações nas redes sociais, a PF encontrou indícios de que Ivan planejava atos violentos, especialmente durante manifestações entre agosto e setembro, período em que bolsonaristas aguardavam intervenções golpistas de Jair Bolsonaro (PL) contra as instituições.

A PF também identificou mensagens que mencionam um atentado a bomba no Distrito Federal, indicando a possível cooptação de terceiros para atos violentos contra o STF.

A corporação, ao pedir a prisão preventiva de Ivan Rejane Pinto, alertou que ele incentiva seguidores a adotar uma "luta armada" contra a esquerda e instituições democráticas, podendo promover a adesão de pessoas às condutas violentas propostas. O bolsonarista chegou a falar em guerra, afirmando que pessoas "vão morrer de ambos os lados", pregando a morte de pessoas de esquerda.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES