Bolsonaristas enviam PECs radicais para diminuir poderes dos ministros do STF

Os parlamentares buscam reduzir o poder Judiciário, promovendo o desequilíbrio entre os Três Poderes

Rodrigo Pacheco (Senado) e Alexandre de Moraes (STF) | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Defensores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentaram ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), um conjunto de propostas que visam diminuir os poderes do Supremo Tribunal Federal (STF). Além do texto para restringir decisões monocráticas dos ministros da Corte, que conta com o apoio de Pacheco, há outros itens na pauta. Entre eles:

  1. Número mínimo de assinaturas para ações no STF: Propõe-se estabelecer um requisito mínimo de assinaturas para que parlamentares possam ingressar com Ações Diretas de Inconstitucionalidade no STF, visando evitar que um único senador ou deputado possa judicializar temas do Legislativo.
  2. Maioria qualificada para declaração de inconstitucionalidade de PECs: Sugere-se a exigência de maioria qualificada para que o STF declare inconstitucionais Propostas de Emenda à Constituição (PECs) aprovadas pelo Congresso. Nessa proposta, o Supremo precisaria de dois terços ou três quintos dos ministros votando pela inconstitucionalidade, alterando o atual critério de maioria simples.
  3. Foco do STF como Corte Constitucional: Propõe-se que o STF mantenha seu foco como "Corte Constitucional" e não revise instâncias, conforme a percepção bolsonarista da função atual da Corte.
Leia Mais

Essa agenda para limitar os poderes do STF tem sido utilizada como instrumento de negociação na eleição para o Senado prevista para 2025. Bolsonaristas condicionam seu apoio a Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), candidato apoiado por Pacheco, à realização prévia das votações dessas propostas no plenário do Senado.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES