MP apura nomeação de sogra do prefeito casado com adolescente de 16 anos

Casamento entre prefeito e adolescente ocorreu um dia após ela completar idade legal para formalizar união.

MP apura nomeação de sogra do prefeito casado com adolescente de 16 anos | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta terça-feira (25), foi divulgado pelo Ministério Público do Paraná (MP-PR) que uma investigação está em andamento para apurar a nomeação de Marilene Rôde como secretária de Cultura e Turismo de Araucária, cidade localizada na Região Metropolitana de Curitiba.

Ela é sogra do prefeito Hissam Hussein Dehaini (Cidadania), de 65 anos, e foi nomeada para o cargo um dia depois de Dehaini se casar com a filha dela, uma adolescente de 16 anos.

Conforme divulgado pelo MP-PR, devido à participação de um adolescente, os detalhes sobre o caso estão sendo mantidos em sigilo. De acordo com a Constituição Federal, é vedado aos agentes públicos nomear, contratar ou favorecer parentes e familiares para cargos no poder público, em uma prática conhecida popularmente como nepotismo.

Conforme o MP-PR, a ilicitude pode ocorrer das formas mais diretas, como a nomeação de parentes para cargos em uma mesma administração, ou de forma cruzada, a partir de nomeações de familiares com a troca de favores entre agentes de dois poderes, como o Executivo e o Legislativo.

Diante da legislação, nepotismo é um ato de improbidade administrativa. Até esta terça-feira (25), o site oficial da administração municipal mostrava Marilene como secretária.

Em nota, a Prefeitura de Araucária disse que a nomeação de Marilene é "ato discricionário do chefe do Poder Executivo, o qual entendeu que a servidora em questão reúne as condições necessárias para o exercício do cargo, vez que possui 26 anos de experiência no serviço público".

Casamento um dia após adolescente ter idade para união

O casamento entre Dahaini e a adolescente ocorreu um dia após ela completar idade legal para formalizar a união.

Atualmente, a lei federal brasileira permite casamento de menores de idade a partir dos 16 anos, desde que ocorra permissão legal dos responsáveis.

Segundo registro do Jornal Oficial dos Cartórios de Registro do Brasil, Hissam casou com a jovem em 12 de abril deste ano. O aniversário da adolescente, conforme apuração do g1 e da RPC, foi em 11 de abril.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES