MPF pede informações sobre seguidores, mas avisa: “investigado é Bolsonaro”

O intuito do pedido é avaliar o conteúdo e a dimensão das publicações do ex-presidente em relação aos fatos ocorridos em 8 de janeiro nas redes sociais.

Jair Bolsonaro na mira de investigação | Allan Santos/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria-Geral da República (PGR) esclareceu que o pedido de acesso a informações dos seguidores de Jair Bolsonaro em redes sociais tem o objetivo de subsidiar investigações sobre atos antidemocráticos. O órgão garante que essas pessoas não estão sendo investigadas e seus dados não serão expostos. O intuito do pedido é avaliar o conteúdo e a dimensão das publicações do ex-presidente em relação aos fatos ocorridos em 8 de janeiro nas redes sociais.

Carlos Frederico Santos, subprocurador-geral da República, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos e autor do pedido, explicou que é essencial dimensionar o impacto e o alcance das publicações, mas ressaltou que não se pretende investigar milhões de pessoas, pois isso seria impraticável. Ele destacou que, além dos admiradores do ex-presidente, há pessoas que o seguem por diversas razões, como curiosidade, busca por informação, motivação profissional ou acadêmica, e outros interesses. Carlos Frederico enfatizou que o único investigado nesse caso é o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

Leia Mais

"Impõe-se dimensionar o impacto das publicações e o respectivo alcance. Jamais iria investigar milhões de pessoas, seria até impossível fazer isso. Só há um investigado neste caso: o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro”, conclui.

O pedido enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) soma-se a outras medidas adotadas pelo Ministério Público Federal (MPF) para identificar manifestações do ex-presidente relacionadas aos atos violentos ocorridos no início do ano em Brasília. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, determinou a preservação do vídeo e solicitou informações detalhadas sobre a postagem, como data, horário, IP, visualizações, compartilhamentos e número de comentários antes de ser apagada.

O subprocurador-geral ressaltou que a preservação do vídeo e as informações enviadas pelas empresas podem ser suficientes para apurar a autoria de atos de incitação à prática de crimes previstos no artigo 286 do Código Penal. O material também oferece elementos para avaliar a extensão dos danos provocados pelas informações postadas nas redes sociais pelo ex-presidente.

Carlos Frederico lembrou que, como o vídeo foi postado após os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, não pode ser considerado como incitação à invasão de prédios públicos. No entanto, ele destacou que o objeto em análise pode configurar a prática de outros crimes por Jair Messias Bolsonaro, sem prejuízo das investigações em curso no Inquérito 4.921, que busca apurar eventuais condutas relacionadas à incitação ou participação em atos antidemocráticos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES