Não há razão para que não haja uma mulher negra no STF, diz Cármen Lúcia

Durante seus 132 anos de existência, o STF teve apenas três indivíduos negros como membros, todos do sexo masculino

Não há razão para que não haja uma mulher negra no STF, diz Cármen Lúcia | Fabio Rodrigues/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A ministra Cármen Lúcia enfatizou a importância de o presidente Lula (PT) selecionar uma mulher negra para integrar o Supremo Tribunal Federal (STF). Ela destacou a necessidade fundamental de ter uma representante feminina negra no STF, especialmente em um país como o Brasil. A declaração foi proferida em uma entrevista à revista Marie Claire, veiculada nesta terça-feira (8). 

Ela ressaltou que há juízas e desembargadoras negras "competentíssimas". Em outubro, quando Rosa Weber se aposenta da Corte, o presidente Lula indica mais um nome ao STF.

"Talvez já tenha passado muito da hora de ter [uma mulher negra]. Você vê que vem desde muito o preconceito cortando vidas profissionais que poderiam trazer um enorme benefício para a sociedade brasileira", disse a ministra.

Lula não priorizava a escolha de uma mulher para a cadeira de Rosa, mas está sendo pressionado. Aliados falam em "alto custo político". Na lista de cotadas para a vaga, estão a ministra do TST (Tribunal Superior do Trabalho) Katia Arruda, a ministra do STJ (Superior Tribunal de Justiça) Regina Helena Costa e as advogadas Carol Proner e Dora Cavalcanti.

Durante seus 132 anos de existência, o STF teve apenas três indivíduos negros como membros, todos do sexo masculino. Somente em dezembro de 2000, a primeira mulher foi indicada à Corte, sendo ela de origem branca. Atualmente, dentre os 11 membros, somente duas são mulheres. No mês de junho, o presidente Lula nomeou Cristiano Zanin, seu advogado nos casos relacionados à Lava Jato, para ocupar a vaga anteriormente ocupada pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski. 

(Com informações da Folhapress)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES