Lula pede urgência em cooperação na abertura da Cúpula da Amazônia

O tratado visa fortalecer o mecanismo internacional para promover o desenvolvimento sustentável na região amazônica

Lula - Presidente da República | Arthur Menescal/Getty Images
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (08), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou, em discurso durante a abertura da Cúpula da Amazônia, a importância de retomar e ampliar a cooperação entre os países que abrigam a floresta amazônica em seus territórios. O evento, realizado em Belém (PA) e que reúne representantes dos oito países membros da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), visa fortalecer o mecanismo internacional, pouco conhecido, mas sediado no Brasil, que promove o desenvolvimento sustentável na região.

Lula destacou a satisfação de reunir os presidentes dos países da América do Sul para discutir a Amazônia, considerada patrimônio comum das nações. Ressaltando que a última vez que os chefes de Estado se encontraram no contexto do tratado de cooperação da Amazônia foi há 14 anos, o presidente enfatizou a urgência de retomar e ampliar essa cooperação, especialmente diante do agravamento das mudanças climáticas.

Leia Mais

Os temas centrais discutidos na cúpula envolvem a promoção de um novo desenvolvimento sustentável, equilibrando a proteção ambiental com a criação de empregos dignos, o fortalecimento da OTCA e a consolidação do papel dos países com florestas tropicais na agenda global.

Embora alguns presidentes tenham cancelado suas participações na cúpula, o evento contou com a presença de cinco chefes de Estado e representantes de outros países com grandes reservas de florestas tropicais, como a República do Congo, República Democrática do Congo e Indonésia.

Compromisso assinado

Lula também convidou representantes da Noruega e Alemanha, países que contribuem com o Fundo Amazônia, para participarem do encontro. Ao final da cúpula, os líderes dos países membros devem assinar a Declaração de Belém, contendo compromissos a serem assumidos pelos envolvidos.

O presidente reafirmou seu compromisso de que o Brasil atingirá o desmatamento zero até 2030 e destacou a importância de envolver governos locais nessa meta. Lula ressaltou a necessidade de diálogo e cooperação entre prefeitos e governadores para encontrar soluções conjuntas.

"Acho que minha obrigação é falar para todo mundo que o Brasil fará sua parte. Até 2030, teremos desmatamento zero nesse país. E não vamos fazer na marra. Temos que chamar todos os prefeitos e governadores e ter uma discussão, compartilhar com eles uma solução", afirmou.

O evento também contou com a participação de representantes da sociedade civil, que trouxeram propostas resultantes dos Diálogos Amazônicos, um evento anterior à cúpula, que contou com a participação de 27 mil pessoas.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES