No 28 de agosto, Michelle Bolsonaro celebra o Dia Nacional do Voluntariado

Há três anos, em 9 de julho de 2019, por meio do Decreto nº 9.906, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado foi instituído

Michelle Bolsolnaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Voluntariado é sinônimo de humanidade. É um ato de cidadania e amor ao próximo, cujos impactos engrandecem a todos os envolvidos nesta corrente do bem.

Ser voluntário é se importar com aquele que tem menos ou quase nada, é ter capacidade de desenvolver empatia e prestar auxílio aos que mais necessitam, principalmente nos momentos de mais dificuldade.

No dia 28 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Voluntariado. Há três anos, em 9 de julho de 2019, por meio do Decreto nº 9.906, o Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado foi instituído. A partir dele, teve início um esforço concentrado cujo objetivo é fomentar a prática do voluntariado em todos os setores da sociedade, integrando de forma articulada ações que unam governo, organizações da sociedade civil e do setor privado. Tudo isso sem abrir mão do incentivo ao engajamento social, de modo a construir em fundações sólidas uma rede de colaboração para apoiar os que mais precisam.

Michelle Bolsonaro destaca importância do Dia Nacional do Voluntariado

O Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado tem um vasto campo de atuação e os participantes podem escolher entre diversas causas, cada uma delas fundamentais para uma sociedade que quer ser mais igualitária e humana. Os participantes podem se engajar em atendimentos a idosos, a imigrantes e refugiados, a mulheres, a pessoas com deficiências, a pessoas com doenças raras, a povos e comunidades tradicionais, a crianças e adolescentes, à população em situação de rua e à população em situação de vulnerabilidade social que apresenta dificuldades de acesso à água e a animais abandonados ou que sofreram maus tratos.

A pandemia do Covid-19 ressaltou a importância do voluntariado no Brasil. Devido à seriedade e comprometimento de todos os envolvidos, os resultados alcançados fizeram a diferença na vida de milhares de famílias. 

A celeridade nas iniciativas do programa permitiram que itens de primeira necessidade chegassem a quem mais precisava. A mobilização do voluntariado, tanto dos doadores quanto das instituições parceiras, foi determinante para que a ajuda chegasse aos pontos mais distantes e de difícil acesso do País.

Leia Mais

Nossa crença por um Brasil com mais proteção social e menos desigualdade passa pela união de esforços. Apenas por meio dele será possível avançar em nossos objetivos de cada vez mais amparar quem sofre.

Assim sendo, encerro expressando o meu profundo agradecimento a todos aqueles que adotaram o voluntariado como prática nos últimos três anos. Às vezes, uma pequena doação, um singelo ato de carinho, um pequeno socorro, podem fazer uma diferença que só quem recebe é capaz de entender.

Se você ainda não está engajado em nenhuma ação de voluntariado, permita-se viver essa experiência. Tenho certeza de que, ao final, você estará mais leve e se sentirá orgulhoso por ter doado seu tempo, talento ou um pouco mais para ajudar aqueles que passam por dificuldades.

Feliz Dia Nacional do Voluntariado e parabéns ao Programa Nacional de Incentivo ao Voluntariado e a todos os envolvidos. Com vocês, o Brasil é um lugar melhor a cada dia!

Michelle Bolsonaro

Primeira-dama 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES