No El País, Lula defende que só quem está fora da guerra pode pará-la

Lula enfatizou que somente aqueles que estão de fora do conflito podem ajudar a encontrar uma solução pacífica

No El País, Lula defende que só quem está fora da guerra pode pará-la | Ricardo Stuckert/PR
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (27), o presidente Lula (PT), foi destaque na edição impressa do jornal espanhol El País por seu empenho em buscar o fim da guerra entre Rússia e Ucrânia. Durante sua visita à Espanha nos últimos dias, o presidente se reuniu com empresários locais, o primeiro-ministro Pedro Sánchez e o rei Filipe VI.

Na capa do jornal, foi destacada a frase dita por Lula: "Só os que estão fora da guerra podem pará-la". Ao ser questionado sobre o conflito, Lula condenou a violação da integridade territorial da Ucrânia pela Rússia, mas ressaltou a importância de concentrar esforços para retomar o diálogo entre os dois países em conflito. Para alcançar o fim da guerra, o presidente brasileiro pretende criar um clube de países neutros que possam intermediar as negociações.

Lula enfatizou que somente aqueles que estão de fora do conflito podem ajudar a encontrar uma solução pacífica. "Só quem está de fora pode ajudar a construir uma engenharia capaz de frear essa guerra", afirmou o mandatário em entrevista ao El País.

"O Brasil condena porque a Rússia não tem o direito de invadir o território ucraniano. Então os russos estão errados. Ou você alimenta a guerra ou tenta acabar com ela. Para mim é mais interessante falar sobre acabar com esta guerra. E ninguém fala de paz, só eu. Fui falar com Joe Biden, com Olaf Scholz, com Xi Jinping, com Emmanuel Macron. É preciso se encontrar para acabar com esse conflito. E isso só pode ser feito se dois negociarem em uma mesa. É o que eu defendo", detalhou Lula. 

O presidente ainda sugeriu que o conflito russo-ucraniano possa estar ligado a "interesses eleitorais". "Putin acredita que tem razão, e Volodymyr Zelensky, invadido, tem o direito de se defender. Então, quem vai acabar com a guerra? Preocupa-me que esta guerra esteja ligada a interesses político-eleitorais. Isso já aconteceu outras vezes no mundo e não acho justo que haja uma guerra sem que ninguém construa a paz. Vou tentar fazer isso".

(Com informações do Brasil 247)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES