Nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF é publicada no DOU

Zanin, conhecido por representar o presidente Lula nos processos da Lava Jato, teve sua nomeação confirmada pelo Senado com 58 votos a favor

Nomeação de Cristiano Zanin como ministro do STF é publicada no DOU | Lula Marques/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O advogado Cristiano Zanin foi indicado pelo presidente Lula (PT) como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). O decreto de sua nomeação foi publicado na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial da União. Zanin assumirá a vaga que ficou aberta em abril, com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski. A cerimônia de posse do novo ministro está agendada para o dia 3 de agosto.

Zanin, conhecido por representar o presidente Lula nos processos da Lava Jato, teve sua nomeação confirmada pelo Senado com 58 votos a favor e 18 votos contra no mês passado. Lula oficializou a indicação de Zanin para o Supremo Tribunal Federal em 1º de junho. Com essa nomeação, o advogado terá a possibilidade de ocupar o cargo no STF até novembro de 2050.  

Antes de ser aprovado pelo plenário do Senado, Cristiano Zanin passou por uma sabatina na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, onde também teve seu nome aprovado com uma votação de 21 a favor e 5 contra. Durante a sabatina, não houve grandes controvérsias e o advogado recebeu elogios, inclusive de senadores críticos a Lula, que destacaram principalmente o perfil garantista de Zanin. Isso significa que ele reforça a importância do direito à ampla defesa de acusados e investigados. 

A indicação de Zanin por Lula levantou questionamentos sobre uma possível violação ao princípio da impessoalidade. Durante o debate realizado no segundo turno das eleições de 2022, promovido pela Folha de S.Paulo, UOL, Band e TV Cultura, Lula afirmou que não pretendia alterar a composição do STF visando obter vantagens em questionamentos judiciais futuros. 

"Não é prudente, não é democrático um presidente da República querer ter os ministros da Suprema Corte como amigos", afirmou na ocasião. "Eu acho que a Suprema Corte tem que ser escolhida por competência, por currículo, e não por amizade."

Zanin obteve a simpatia tanto dos atuais ministros do STF quanto de uma considerável parcela de políticos, incluindo aqueles ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devido ao seu destaque em questionamentos relacionados à Lava Jato.

(Com informações da Folhapress -  Géssica Brandino)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES