O dia em que o pai de Collor matou colega senador em plena sessão

O crime ocorreu há 60 anos, na ocasião o senador Arnin de Mello matou o senador José Kairala.

Senador José Kairala foi atingido pelo disparo do pai de Collor | Arquivo/Agência O Globo
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há 60 anos, ou seja, em 4 de dezembro de 1963, o senador Arnon de Melo, pai do ex-presidente Fernando Collor, protagonizou um episódio trágico durante uma sessão do Senado Federal. O alvo de sua ação era o colega senador Silvestre Péricles, com quem mantinha uma rixa política e pessoal desde a década de 1950, quando Silvestre perdeu a disputa eleitoral ao governo de Alagoas para Arnon.

A conjuntura política acirrada, aliada à hostilidade entre os dois inimigos públicos e o uso de armas, culminou em uma tragédia. Arnon assumiu o cargo de senador em 1963, e segundo a revista Manchete, sua esposa e irmãos compareceram à cerimônia de posse portando armas. Nos quinze dias que antecederam o evento, a família se preparou intensivamente, praticando o manuseio de armas e tiro ao alvo.

Leia Mais

No início de dezembro, a atmosfera agressiva atingiu seu ápice. Em uma sessão do Senado, Arnon solicitou licença para dirigir suas palavras a Silvestre Péricles, alegando ter sido ameaçado de morte por ele. No calor da discussão, Silvestre o insultou, chamando-o de "canalha", "crápula" e "cafajeste". Nesse momento tenso, Arnon sacou uma arma e disparou três tiros, atingindo o Senador José Kairala, do PTB do Acre, recentemente empossado como suplente.

Silvestre conseguiu desviar-se dos tiros e foi contido pelo Senador João Agripino, primo do conhecido José, que evitou uma possível retaliação armada. Ambos os inimigos foram detidos, enquanto o senador José Kairala, uma vítima inocente atingida no abdômen, faleceu cinco horas após o incidente. A conclusão da reportagem refletia sobre a persistência do ódio ao longo do tempo: "O ódio velho não cansa".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES