Exclusivo Oposição a Lula tenta urgência em projeto para suspender limitação de armas

O requerimento para a urgência na apreciação do projeto foi protocolado na terça-feira (25) pelo presidente do Partido Liberal (PL) no Rio de Janeiro, o deputado federal Altineu Cortês.

Altineu Cortês apresentou o requerimento de urgência | Agência Câmara
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A oposição ao governo do presidente Lula (PT) está buscando aprovar com urgência um projeto de decreto legislativo que visa evitar a limitação de registro e aquisição de armas de fogo no Brasil. O projeto, de autoria do Deputado Sanderson, susta o Decreto nº 11.366, de 1º de janeiro de 2023, que restringe a posse e o porte de armas no país.

O requerimento para a urgência na apreciação do projeto foi protocolado na terça-feira (25) pelo presidente do Partido Liberal (PL) no Rio de Janeiro, o deputado federal Altineu Cortês. Além do autor, Sanderson, o projeto conta com a assinatura de outros 68 deputados, incluindo nomes do núcleo duro bolsonarista, como Eduardo Bolsonaro, Bia Kicis, Nikolas Ferreira, Alexandre Ramagem e Ricardo Salles.

Leia Mais

O texto do projeto de decreto legislativo argumenta que o Decreto nº 11.366, ao restringir o registro e aquisição de armas de fogo, viola as competências do Congresso Nacional para legislar sobre a matéria, de acordo com a Constituição Federal. Além disso, o projeto critica a exigência de transporte de armas desmuniciadas por caçadores, atiradores e colecionadores, alegando que isso os torna vulneráveis a roubos e viola o direito à segurança garantido pela Constituição.

Os proponentes do projeto alegam que a limitação de registro e aquisição de armas prejudica o exercício esportivo de caçadores, atiradores e colecionadores, bem como o exercício profissional dos proprietários de clubes de tiro. Eles também afirmam que o Governo Lula está promovendo uma política desarmamentista, violando a competência do Congresso Nacional.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES