Pacheco garante leitura da CPMI dos atos golpistas e clima esquenta no DF

A comissão terá a responsabilidade de apurar os responsáveis por esses atos e buscar esclarecer as circunstâncias e motivações por trás das invasões.

Sessão conjunta ocorrerá na próxima quarta-feira no Senado | Pedro França/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima quarta-feira (26), o Congresso Nacional se reunirá ao meio-dia para analisar uma extensa pauta com 26 vetos e projetos de lei. No entanto, a maior expectativa está voltada para a leitura do requerimento que pede a instalação da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) para investigar as invasões ocorridas em 8 de janeiro, quando os prédios dos três Poderes foram depredados.

Originalmente marcada para a última terça-feira (18), a leitura do pedido da CPMI foi adiada, o que gerou protestos por parte dos oposicionistas e até mesmo tentativas de obstrução das votações. No entanto, Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, garantiu que o pedido da comissão parlamentar mista de inquérito será lido durante a sessão da próxima quarta-feira. O clima 'está quente' na capital federal, e a CPMI promete confrontar aliados do atual presidente aos apoiadores mais radicais de Jair Bolsonaro (PL-RJ)

Leia Mais

Pacheco destacou a importância de que todos aqueles que tenham direta ou indiretamente contribuído para a prática de atos lesivos à democracia sejam responsabilizados, sejam eles cidadãos comuns ou autoridades públicas.

"A leitura da CPMI está marcada para o dia 26, o que deveria ter acontecido no dia 18. Eu nunca me furtei a isso em qualquer circunstância, seria esse mesmo o encaminhamento, da leitura da CPMI, considerando que ela preenche os requisitos", afirmou Pacheco.

A CPMI tem como objetivo investigar as invasões ocorridas em 8 de janeiro, quando manifestantes invadiram o Congresso Nacional e depredaram os prédios dos três Poderes. Os atos foram considerados uma afronta à democracia e causaram grande repercussão no país. A comissão terá a responsabilidade de apurar os responsáveis por esses atos e buscar esclarecer as circunstâncias e motivações por trás das invasões.

Limpa no Congresso: Lula usará CPMI para cassar deputados bolsonaristas

Confira a cronologia da atuação de Gonçalves Dias no 8 de janeiro

Google pede mais tempo e alerta sobre votação urgente do PL das fake news

A leitura do pedido da CPMI durante a sessão conjunta do Congresso Nacional na próxima quarta-feira marca um passo importante para a investigação desses eventos e a busca por justiça. A expectativa é de que a comissão possa atuar de forma imparcial e transparente, buscando esclarecer os fatos e responsabilizar aqueles que tenham cometido atos contrários à democracia.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES