Petrobras anuncia fim de reajuste sobre cotação do petróleo no exterior

Estatal diz que reajustes serão feitos sem periodicidade, 'evitando o repasse para os preços internos' da volatilidade internacional e do câmbio

Petrobras anuncia fim de reajuste baseado na cotação do petróleo no exterior | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Petrobras informou hoje, terça-feira (16), que não seguirá mais a política de paridade de preços do petróleo e seus derivados, como gasolina e diesel, em relação ao dólar e ao mercado internacional. Desde 2016, a empresa adotava uma regra em que os preços desses produtos no mercado interno eram ajustados conforme as variações internacionais, sem intervenção do governo para assegurar preços mais baixos. A Petrobras anunciou a suspensão desse mecanismo automático.

"Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio", diz o comunicado.

Segundo a nota oficial da Petrobras, a nova "estratégia comercial" usa duas referências de mercado: "O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos", explica o comunicado da Petrobras. Já o "valor marginal", segundo a petroleira, é "baseado no custo de oportunidades dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino". 

"Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores", diz o texto. 

No entanto, o comunicado da Petrobras não fornece detalhes claros sobre a nova fórmula que será adotada para o cálculo dos preços, incluindo o peso atribuído a cada fator envolvido. Desde sua campanha, Lula vinha expressando a intenção de "abrasileirar" os preços dos combustíveis. Essa proposta geralmente se refere à implementação de mecanismos para reduzir o impacto das flutuações internacionais do preço do petróleo nos postos de gasolina. Em um comunicado divulgado no último domingo (14), a Petrobras anunciou que iria analisar esse assunto ao longo desta semana.

Os ajustes de preços de diesel e gasolina continuarão a ser divulgados nos canais de comunicação aos clientes e no site da companhia (precos.petrobras.com.br), onde também são disponibilizadas informações referentes à sua parcela e dos demais agentes na formação e composição dos preços médios de combustíveis ao consumidor.  

Na sexta-feira (12), o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, já havia antecipado que a petroleira deveria decidir nesta semana sobre os reajustes de combustíveis e a nova política de preços praticada pela estatal. Questionado sobre o novo critério utilizado para definição de preços nas refinarias, Prates afirmou que será o de "estabilidade versus volatilidade". Segundo ele, o novo formato deverá evitar tanto a estagnação de preços quanto o que chamou de "maratona" de reajustes.

(Com informações do Portal g1 e da Petrobras)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES