Bolsonaro aposta em estratégia controversa para enfrentar delação de Mauro Cid

O ex-presidente não mede esforços para desacreditar as iminentes revelações de seu ex-aliado

Mauro Cid e Jair Bolsonaro | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está adotando uma estratégia para rebater a delação premiada de ex-tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens, alegando que Cid não participava das reuniões que mantinha com os comandantes das Forças Armadas devido a sua perdida patente de tenente-coronel. Bolsonaro argumenta que Cid recebia os líderes militares, organizava sua acomodação no Palácio e depois se retirava das reuniões.

Essa versão é parte dos esforços de Bolsonaro para desacreditar a delação de Cid, que relatou à Polícia Federal (PF) que o ex-presidente se encontrou com os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica após as eleições de 2022 para discutir um suposto plano golpista.

Leia Mais

Segundo Cid, Bolsonaro teria recebido uma minuta com um rascunho de um documento relacionado ao plano golpista. Investigadores da Polícia Federal estão apurando se esse documento é o mesmo encontrado durante uma busca na casa do ex-ministro Anderson Torres.

A "minuta do golpe" seria uma proposta de decreto para que Bolsonaro declarasse estado de defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enquanto ainda era presidente, com o objetivo de reverter o resultado das eleições de 2022, nas quais Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente.

Além disso, Cid afirma que, após receber a minuta, Bolsonaro convocou uma reunião com os comandantes das Forças Armadas, na qual consultou-os sobre a possibilidade de uma intervenção militar para que ele permanecesse no cargo, mesmo após a derrota nas eleições.

Enquanto o comandante da Marinha, Almir Garnier Santos, teria apoiado o plano golpista, o comando do Exército teria rejeitado a proposta.

As defesas de Cid e Bolsonaro se manifestaram sobre o assunto. A defesa de Cid afirmou que não possui os depoimentos mencionados, que são sigilosos, e, portanto, não confirma seu conteúdo. Por sua vez, os advogados de Bolsonaro destacaram que o ex-presidente "jamais compactuou" com qualquer ação golpista, sempre atuando dentro dos limites da Constituição Federal e do Estado Democrático de Direito.

Para mais informações, acesse Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES