PF oferece condição a Mauro Cid para evitar anulação da delação e prisão

O cerne das perguntas envolve a tentativa de golpe de Estado, alegadamente arquitetada por Bolsonaro, membros de seu governo e militares

Mauro Cid - ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro | Marcos Oliveira/Agência Senado
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal (PF) expressa um balanço positivo da delação premiada acordada com o ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o tenente-coronel Mauro Cid. No entanto, os investigadores ressaltam que a manutenção do acordo dependerá do próximo depoimento do militar, agendado para segunda-feira (11). A condição imposta é que Cid responda a todas as perguntas feitas pelos delegados.

A PF avalia que é crucial que o ex-ajudante de ordens complemente seu relato abordando temas não previamente questionados, para garantir os benefícios da colaboração homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e que assegura sua liberdade. Caso Cid opte por não responder a todas as indagações, seu acordo será revogado, e tudo que foi previamente declarado permanecerá válido como prova, inclusive contra ele mesmo e seus familiares.

O cerne das perguntas envolve a tentativa de golpe de Estado, alegadamente arquitetada por Bolsonaro, membros de seu governo e militares. Um dos pontos específicos que serão abordados na segunda-feira refere-se à reunião ministerial do ex-presidente com seus auxiliares, em 5 de julho de 2022, que evidenciou a "dinâmica golpista" do governo da época, tema ainda não mencionado por Mauro Cid.

PROMOÇÃO VETADA: A alta cúpula militar decidiu que Cid não será promovido a coronel do Exército, mantendo-o no posto de tenente-coronel. A possível promoção, prevista para março ou abril devido ao tempo de serviço, foi descartada devido às investigações em que Cid está envolvido, incluindo a apuração da PF sobre a tentativa de golpe de Estado.

A cúpula militar avaliou que a promoção acarretaria considerável desgaste, optando pelo aguardo de uma possível denúncia pela Procuradoria-Geral da República (PGR) nas próximas semanas, o que automaticamente impediria a promoção, conforme reportagem de Gerson Camarotti no site g1.

Para mais informações, acesse MeioNorte.com

Leia Mais


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES