Polícia Federal aponta obstrução de Justiça durante buscas na Abin em Brasília

Direção teria questionado agentes da PF sobre extensão de determinação judicial e criado dificuldades para que policiais tivessem acesso aos documentos

Polícia Federal aponta obstrução de Justiça durante buscas na Abin em Brasília | Antonio Cruz/Agência Brasil
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Polícia Federal identificou uma possível tentativa de obstrução da justiça por parte da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão em sua sede na última quinta-feira (25). Agentes relataram terem sido questionados sobre a abrangência dos mandados, enfrentaram obstáculos para acessar todos os documentos e precisaram recorrer ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, para obter um novo despacho.

O objetivo da operação era obter acesso a documentos supostamente relacionados à chamada "Abin paralela", que estaria envolvida em atividades de espionagem ilegal. Entretanto, conforme apuração do blog da Andréia Sadi, os agentes enfrentaram questionamentos sobre a extensão da ordem judicial e encontraram dificuldades impostas pela atual direção da agência para acessar os documentos necessários.

Diante do obstáculo encontrado e visando evitar o uso da força, a Polícia Federal buscou a intervenção do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, relator do caso, solicitando um novo despacho. Somente após essa medida, conforme relatos de investigadores ao blog, a PF pôde obter acesso aos dados e informações cruciais para a investigação.

Governo Lula avalia demissão de número 2 da Abin, Alessandro Moretti — Foto: Luiz Silveira/ Agência CNJ 

A Polícia Federal está colaborando com a Controladoria Geral da União (CGU), sob a liderança do ministro Vinicius Carvalho. O STF concedeu autorização para que a CGU tenha acesso ao material da investigação, e com base no trabalho realizado por esse órgão, a PF tem conseguido avançar nas apurações relacionadas à suposta "Abin paralela".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES