Polícia Federal mira Carlos Bolsonaro em operação sobre Abin paralela

Agentes estiveram no gabinete do vereador na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e em endereços ligados a ele

Polícia Federal mira Carlos Bolsonaro em operação sobre Abin paralela | Foto: Caio César/Câmara Municipal do Rio
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (29), o vereador carioca Carlos Bolsonaro (Republicanos), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), teve seus locais de trabalho, incluindo seu gabinete na Câmara Municipal do Rio de Janeiro e endereços vinculados ao parlamentar, alvo de buscas realizadas pela Polícia Federal (PF). 

Essa ação é um desdobramento da Operação Vigilância Aproximada, que investiga o monitoramento ilegal de autoridades pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin) durante o mandato do ex-diretor-geral Alexandre Ramagem, que liderou o órgão durante o governo Bolsonaro. Assessores também são alvo da operação. Até o momento, o filho de Bolsonaro não havia se pronunciado sobre a operação.

CASO ABIN

Na última quinta-feira (25), o ministro do STF Alexandre de Moraes declarou que o ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, teria utilizado o órgão para realizar atividades de espionagem ilegal em benefício da família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Entre as autoridades que teriam sido alvo de espionagem estavam a ex-deputada Joice Hasselmann, o ex-governador do Ceará e atual ministro da Educação, Camilo Santana (PT), e o ex-presidente da Câmara, Rodrigo Maia. 

As investigações da Polícia Federal indicam que a Abin teria sido "instrumentalizada" para monitorar ilegalmente diversas autoridades, incluindo pessoas envolvidas em investigações e opositores do ex-presidente Jair Bolsonaro. O suposto uso impróprio da Abin teria ocorrido durante o período em que o órgão era liderado por Alexandre Ramagem (PL-RJ), um aliado de Bolsonaro que atualmente ocupa o cargo de deputado federal.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES