Prefeito e vice renunciam e motivo causa revolta: “esquema de corrupção”

O objetivo da renúncia é abrir caminho legal para que a esposa do gestor, Fabiane de Azevedo Maia, possa concorrer nas próximas eleições municipais.

Prefeito e vice de Ponto Novo, na Bahia, renunciam | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O prefeito Thiago Gileno (PSD), de Ponto Novo, no Centro Norte da Bahia, surpreendeu muitos moradores da cidade ao anunciar sua renúncia ao cargo. Inicialmente programada para quarta-feira (3), a renúncia foi adiada para o dia seguinte devido à não realização da sessão na Câmara Municipal. O objetivo da renúncia é abrir caminho legal para que a esposa do gestor, Fabiane de Azevedo Maia, possa concorrer nas próximas eleições municipais.

Fabiane de Azevedo Maia deverá se candidatar à prefeitura, substituindo seu marido. Ela terá como candidato a vice Adelson Maia, que ocupava o cargo de vice-prefeito na gestão atual, mas teve que renunciar para poder participar do próximo pleito na chapa de Fabiane. Nesse caso, Zé da Boate, presidente da Câmara, assumirá interinamente o cargo de prefeito.

Leia Mais

A situação política tumultuada na região tem gerado diversos comentários. Gileno, que, junto com sua esposa, já foi investigado por supostos desvios de recursos públicos e aplicação irregular de verba pública envolvendo a empresa Serviços Médicos Acacia, explicou a situação em uma entrevista. "A renúncia vai acontecer amanhã", confirmou o gestor. Ele justifica que está abrindo espaço para a candidatura de Fabiane para que possa se lançar como candidato a deputado estadual em 2024. Desta forma, a carta de renúncia de Thiago será lida no dia seguinte, e a posse do presidente da Câmara ocorrerá, possivelmente, na sexta-feira.

Questionado sobre as investigações da Polícia Federal, o gestor explicou que estas ocorreram quando ele "ainda tinha uma empresa médica e não era prefeito".

O vereador Arnóbio de Bezerra (PDT) avaliou a renúncia e sugeriu que se trata de um "projeto ambicioso para manter o poder familiar". Além disso, mencionou a investigação por supostos desvios de recursos públicos e afirmou que o prefeito Thiago Gileno "não confia em ninguém para manter esse esquema de corrupção".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES