Prefeito proíbe evento LGBT, cita bíblia e leva invertida ao ser exposto

Internautas apontam homofobia e alegam que o prefeito fala em valores cristãos, mas já teria se casado três vezes: “como troca de roupa”.

Prefeito José Thomé, de Rio do Sul, Santa Catarina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

José Thomé (PSD), prefeito de Rio do Sul, causou alvoroço nas redes sociais após publicar um vídeo na quarta-feira (27), anunciando sua decisão de não permitir a realização de um evento LGBTQIA+ em um prédio da Fundação Cultural do município. O prefeito justificou sua posição, alegando ser uma questão de respeito aos princípios cristãos; as declarações foram vistas como homofóbicas por uma parcela do eleitorado. 

Em suas declarações, Thomé classificou a homossexualidade como uma "escolha" e não como uma orientação sexual, associando-a a uma "prática". Ele reiterou sua posição enfatizando que, embora respeite as "escolhas individuais", não permitirá que o poder público promova ou apoie tal evento. 

Leia Mais

“Eu não posso permitir isso, enquanto prefeito da nossa cidade, repito que respeito a escolha, porém não admito que o poder público seja o incentivador desse tipo de prática. Por isso, em Rio do Sul isso não vai ocorrer. Em eventos prédios públicos, com certeza não. […] Respeito, sim. Apologia e incentivo, com certeza, vai na contramão daquilo que devemos defender enquanto cidade, família, religião e bons princípios”.

Nas redes sociais, o prefeito foi criticado

"Valores cristãos? Troca de mulher como quem troca de roupa", disse um internauta.

Mesmo durante suas férias, o prefeito fez críticas à Fundação Catarinense de Cultura, por conta do financiamento ao evento LGBTQIA+. Em resposta, a Fundação esclareceu que o projeto foi selecionado através do Prêmio Catarinense de Cinema 2022, um edital previsto em lei, ressaltando que não influencia no resultado final.

O EVENTO

O evento em questão, o "V Transforma - Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina", estava em sua sexta edição e encerraria sua programação em Rio do Sul nos dias 27 e 28 de março. No entanto, após a declaração do prefeito, os organizadores optaram por suspender as atividades na cidade, citando preocupações com a segurança física da equipe e do público devido a ameaças percebidas online.

A programação do festival incluía a exibição de filmes premiados, rodas de conversa e oficinas de produção cultural LGBTQIAPN+. Os organizadores enfatizaram a seriedade das atividades, incluindo uma rigorosa classificação indicativa para garantir a participação apropriada do público-alvo.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES