Presidente do TJ garante que 89% dos processos já foram digitalizados

Presidente do TJ-PI, desembargador José Ribamar Oliveira detalha a nova rotina de trabalho do Tribunal em meio à pandemia.

Presidente do Tribunal de Justiça do Piauí | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A atividade jurisdicional do Tribunal de Justiça do Piauí funcionou plenamente durante a pandemia da Covid-19. Sob a presidência do Desembargador José Ribamar Oliveira, o TJ-PI estabeleceu uma nova rotina de trabalho de forma que garantiu a produtividade dos servidores.

Para se ter ideia, no período pandêmico, a média mensal de processos julgados superou a marca de 13 mil.

Em entrevista ao Meio Norte, o presidente diz que cerca de 89% dos processos foram digitalizados. O desembargador Oliveira também falou sobre a descentralização e a meta é melhorar a estrutura física de trabalhos de fóruns em todo o Estado.

O desembargador também falou da vigência do Concurso Público para magistrado até maio de 2022, podendo ainda ser prorrogado e informou ainda que o concurso de servidores já expirou. "Mas existe um consenso da necessidade de criação de uma comissão ainda este ano para que seja elaborado o edital para dar início ao novo concurso logo no início de 2022".

Presidente do Tribnal de Justiça do Piauí, Desembargador José Ribamar Oliveira (Divulgação TJ)

Meio Norte - Em meio à pandemia, quais foram os maiores desafios do TJ-PI?

José Ribamar Oliveira - Sem dúvida, o maior desafio que o Tribunal teve que enfrentar em meio à pandemia foi manter a atividade jurisdicional em pleno funcionamento. Uma nova rotina de trabalho foi estabelecida para se garantir a produtividade dos servidores, os quais passaram a trabalhar, durante todo o período de isolamento social, com o Processo Judicial Eletrônico, substituindo as reuniões, audiências e sessões antes presenciais por videoconferências, tudo com apoio dos meios tecnológicos garantidos pelo Tribunal.

MN - Como está o processo de modernização do Tribunal? Há a perspectiva da total digitalização e zero uso de papel?

JRO - O Tribunal de Justiça do Piauí atualmente já possui em torno de 89% dos processos digitalizados. Todos os casos novos são recebidos pela Justiça Piauiense por meio do PJE. O trabalho de virtualização do acervo de processos físicos remanescentes está em pleno andamento, tanto no 1º grau quanto na 2ª instância, o que garantirá em um curto espaço de tempo um Tribunal sem processos físicos tramitando.

MN - Quanto à atuação no interior, como vem sendo pautada a descentralização do Judiciário?

JRO - Para além da atuação rotineira de magistrados e servidores de cada unidade jurisdicional do interior, também são disponibilizadas pela Corregedoria equipes de apoio para unidades de maior congestionamento processual. A depender de pedidos dos magistrados interessados, são disponibilizadas equipes para apoio aos gabinetes e para as secretarias de varas, o que contribui para maior celeridade no julgamento dos processos.

Outro ponto a registrar, toca ao fato de que a atual gestão, na linha das anteriores, está a melhorar a estrutura física de trabalho dos fóruns em todo o estado, bem como nomeando novos servidores (analistas e oficiais de justiça) com lotações conforme a demanda processual de cada unidade.

MN - Quais as metas para os próximos meses? Há um esforço em dar celeridade ao trâmite dos processos, reduzindo as filas?

JRO - Entre variadas e importantes metas da gestão em curso, pode-se destacar o esforço da administração do TJPI – tanto Presidência quanto Corregedoria - para que magistrados e servidores cumpram as metas do CNJ, destacadamente no que toca ao julgamento de processos em quantidade superior aos que se encontram em curso, de modo a possibilitar a redução do acervo processual e, por via de consequência, imprimir maior celeridade aos julgamentos.

MN - Há no cronograma do Tribunal de Justiça previsão de novo concurso público? Para quando?

JRO - O concurso de magistrados ainda está vigente, a previsão de término é maio de 2022, e o Tribunal ainda pode prorrogar a vigência do Concurso Público, segundo a edição do ato normativo recente até o final do ano, que daria então uma possibilidade ainda de término no final de 2022.

O concurso de servidores já expirou, mas existe um consenso da necessidade de criação de uma comissão ainda este ano para que seja elaborado o edital para dar início ao novo concurso logo no início de 2022.

MN - O Tribunal de Justiça não parou durante a pandemia. Qual a média de processos julgados por mês durante esse período de pandemia?

JRO - Desde março de 2020 tivemos que nos adaptar a esta nova realidade e garantir que, mesmo durante a pandemia, a justiça continue efetiva para todos. Deste período até agosto de 2021, temos uma média mensal de 13.228 processos julgados: no 1º grau, uma média mensal de 6.739;  no 2º grau, média mensal 2.024; no Juizado, uma média mensal de 3.738; na Turma recursal, uma média mensal de 727. 

MN - Qual a previsão de retorno das atividades da Justiça Itinerante?

JRO - A Justiça Itinerante nunca parou. Estamos trabalhando ininterruptamente desde 17 de maio e ficaremos até 29 de outubro de 2021 nas áreas judiciais, como separações judiciais, acordos de alimentos, retificações de registros civis e suprimento de óbito. Houve uma adaptação durante a pandemia e os atendimentos, que antes eram feitos na praça, agora estão sendo realizados no próprio prédio do Tribunal, através da Defensoria.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES