Presidente ucraniano busca aliança com Lula para pacificar o leste europeu

Zelensky está dedicado a unir líderes da América Latina em prol de um objetivo comum: pôr fim na guerra que assola a Ucrânia

Diplomacia brasileira | Montagem/TV Cultura
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (27), o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, expressou seu interesse em se reunir com o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT), caso haja um convite formal. Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores do Brasil manifestou que Zelensky é "bem-vindo" ao país.

Durante o diálogo, Zelensky enfatizou sua crença no potencial de Lula para contribuir no processo de pacificação no leste europeu, buscando unir líderes da América Latina em torno desse objetivo comum. O presidente ucraniano destacou a importância de ações concretas por parte de Lula, como a formação de um grupo de países para negociar o fim do conflito que assola a Ucrânia devido à invasão russa.

Leia Mais

O presidente brasileiro tem se empenhado em suas viagens e reuniões com líderes europeus, asiáticos e de países vizinhos, na abordagem da questão da invasão da Ucrânia pela Rússia. Lula defende que a continuidade desse conflito tem impactado negativamente a desigualdade e a fome mundial, enfatizando a necessidade urgente de encontrar uma solução e encerrar as hostilidades no leste europeu.

Nesse contexto, o posicionamento do Brasil tem sido de apoio à soberania da Ucrânia, e o país se mostra disposto a colaborar no estabelecimento de um ambiente propício para o diálogo entre russos e ucranianos, buscando alcançar a paz e a estabilidade na região. A possibilidade de um encontro entre os presidentes representa um passo significativo na busca por soluções diplomáticas e no fortalecimento das relações entre as nações latino-americanas.

Saiba mais em: Meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES