Prints! Médicos debocham de Marina Silva com Covid: Que o vírus esteja bem

O caso aconteceu no Acre, estado natal da ministra do Meio Ambiente; os profissionais da saúde foram criticados após o vazamento da conversa.

Médicos debocham de Marina Silva | Agência Brasil/Reprodução Contilnet
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, foi internada no Instituto do Coração (InCor), em São Paulo, na madrugada de sábado (6/5) com quadro de COVID-19 e sinusite. Enquanto a ministra se recupera, três médicos do Acre, em conversa em um grupo de WhatsApp intitulado “Médicos Unidos”, fizeram comentários debochados sobre o estado de saúde da paciente. 

Um deles, que se define como “médico, casado, cristão e pai”, questionou se Marina Silva havia sido vacinada. Uma ex-secretária de Saúde do Acre respondeu de forma irônica que era “coisas da vida” e que isso era resultado da vacinação. Por fim, outro médico ironizou a situação ao desejar que “os vírus da COVID estivessem bem”.

Leia Mais

O Sindicato dos Médicos do Estado do Acre (Sindmed-AC), em nota à imprensa, esclareceu que o grupo “Médicos Unidos” não é administrado pela entidade e enfatizou que o único grupo oficial é chamado de “Filiados”, que possui regras claras que proíbem a manifestação política, permitindo apenas assuntos médicos, debates trabalhistas, sindicais e a divulgação de informações do sindicato. Os membros do sindicato prestaram solidariedade à ministra Marina Silva e desejaram sua rápida recuperação.

Os comentários dos médicos foram divulgados pelo portal local ContilNet em uma captura de tela, e o presidente do sindicato, Guilherme Pulici, entrou em contato com o marido da ministra, Fábio Vaz, para mostrar que a postura dos médicos não representa a classe médica do Acre.

Boletim médico

A Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, continua internada no Hospital InCor (Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP), em São Paulo. Em boletim médico divulgado na tarde de domingo (7), o hospital informou que a gestora continua "sob cuidados médicos".

"Sua condição clínica mantém-se estável e com boa evulação. A paciente permanece em acompanhamento pelo cardiologista Prof. Dr. Sérgio Tinmerman, pela infectologista Profa. Dra. Tânia Mara Varejão Strabelli, e pelo Diretor da Divisão de Pneumologia do InCor, Prof. Dr. Carlos Roberto Ribeiro de Carvalho", informou o hospital. 

A ministra do Meio Ambiente foi internada na manhã de sábado (6), após testar positivo para Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa de Marina Silva, a ministra foi encaminhada ao hospital para fazer exames, por orientação médica. O InCor informou que trata-se de infecção respiratória por coronavírus, com quadro pulmonar simples sem pneumonia viral, e, embora o quadro não seja grave, optou-se por permanecer internada para recuperação.

Em março, Marina Silva havia sido internada em um hospital particular do Lago Sul, em Brasília, para fazer uma série de exames após se sentir indisposta. Na época, a suspeita era de malária, segundo a CNN, quadro que não se confirmou. De acordo com a assessoria da ministra, ela buscou atendimento após "ter sintomas de gripe". Entre os exames pedidos, estava o teste de Covid-19

Na última sexta-feira (5), a Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a Covid-19 não é mais considerada uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII), que é o mais alto nível de alerta da organização, declarado para o surto do novo coronavírus no final de janeiro de 2020.

"Apesar disso, é importante ressaltar que o fim da Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional não significa que a Covid-19 deixou de ser uma ameaça à saúde global. Na semana passada, a doença ceifou a vida de uma pessoa a cada três minutos - e essas são apenas as mortes que foram registradas", declarou Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, ao anunciar o fim da situação de emergência.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES